Educação musical na formação inicial e continuada de professores: projetos compartilhados do Laboratório de Educação Musical - LEM - UFSM/RS

Cláudia Ribeiro Bellochio, Luciane Wilke Freitas Garbosa

Resumo


O artigo apresenta um relato de experiência de dois projetos de educação musical que têm sido desenvolvidos pelo Laboratório de Educação Musical - LEM - CE/UFSM. O primeiro é o Programa LEM: Tocar e Cantar, direcionado à formação inicial de professores, realizado de forma compartilhada entre acadêmicos e professores1 dos cursos de Pedagogia, Educação Especial e Música, e constituído por oficinas de música. O segundo é o Programa SOM: formação, assessoria e orientação em música, que tem ações voltadas, sobretudo, à formação continuada de professores atuantes nas escolas de educação básica, organizando-se a partir de quatro linhas: formação de professores em serviço; formação inicial; concertos didáticos e orientação de grupos e de profissionais vinculados a bandas escolares.
Palavras-chave: educação musical; formação de professores, laboratório de educação musical (LEM)
Music education in initial and continued teacher education: integrated projects at Music Education Laboratory - LEM - UFSM/RS
AbstractThis paper reports on the experiences of two projects in music education developed by the Music Education Laboratory at the Universidade Federal de Santa Maria (Laboratório de Educação Musical - LEM - CE/UFSM). The first, entitled Programa LEM: Tocar e Cantar (Music Education Lab Program: Play and Sing), is geared toward initial teacher education, and is carried out in an integrated fashion between students and professors [1] from the Pedagogy, Special Education and Music courses and consists of music workshops. The second, Programa SOM: formação, assessoria e orientação em música (Program SOM: education, advisory and orientation in music), is mainly aimed toward the continued education of schoolteachers working in the fundamental education system, and is organized in four lines of action: in-serviceteacher education; initial teacher education; educational concerts and advisory of groups and individuals involved in school bands.
Keywords: music education; teacher education; music education laboratory.

Texto completo:

PDF