O professor de Matemática no cinema: cenários de identidades e diferenças

Carla Gonçalves Rodrigues

Resumo


Este texto é um protesto às formas impostas de ser.
Este texto é um alerta relativo às sobredeterminações de modos de vida.
Este texto também é uma manifestação ao avesso da constituição de kits de perfis humanos.
Na mesma direção, defendo que este texto se opõe à representação de indivíduos dada a priori.
Ainda... é este texto um ensaio do pensamento em torno do cinema, das professoralidades e das identidades.
Mais do que tudo isso, ele é uma prece à produção de diferenças nos processos de subjetivação de maneira a anular os efeitos normalizadores de conduta.

Palavras-chave: Educação Matemática – Formação de professores – Processos de subjetivação


The Math teacher in the movies: sceneries
of identities and differences.

Abstract
This text is a protest against imposed ways of being.
This text is a warning regarding the over-determination of ways of life.
This text is also a manifestation against making kits of human profiles.
Following the same line, I defend that this text opposes to the representation of individuals given a priori.
This text is also an essay about thoughts regarding the movies, the issues concerning the teachers, and the identities.
Above all, it is a prayer to produce differences in the subjection processes, so as to nullify the normalization effects of behavior.

Key words: Mathematical Education; Teacher Development; Subjection Processes