Casa, rua e escola: um estudo sobre crianças num bairro da periferia de Pelotas-RS
Resumo
O objetivo deste artigo é dialogar sobre os lugares constituidores da infância identificados a partir da pesquisa “Entre a cultura escolar e a cultura da infância: um estudo sobre crianças num bairro da periferia de Pelotas-RS”, vinculada ao Núcleo de Estudos Infância, Cultura Escolar e Séries Iniciais. O olhar atento a esses lugares poderá colaborar para um entendimento que "fuja" das determinações dos adultos sobre o dever-ser infantil e que se aproxime cada vez mais do ser criança como construtora do seu próprio lugar na sociedade.
Palavras-chave: infância, escola, cultura lúdica.
Home, street and school: a study about children in a suburb on the outskirts of Pelotas-RS
Abstract:
The aim of this paper is to start a dialogue concerning the places that make up childhood. Such places were identified through the research project "Between school culture and childhood culture: a study about children living on an outskirts of Pelotas-RS", implemented by the Study Group on Childhood, School Culture and Inicial Years of Primary School. A close look at such places can contribute to an understanding that escapes from the adult vision about what children should be and becomes closer to what represents being a child as someone who can build his/her own place in society.
Key-words: childhood, school, playing culture.