Culturas infantis e dimensões da socialização no cotidiano de uma creche domiliciar
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o cotidiano de uma creche domiciliar localizada em um bairro popular do município de São Gonçalo/RJ, com ênfase nas culturas infantis e em três dimensões da socialização. O referencial teórico abrange estudos sobre gênero, famílias das camadas populares e culturas infantis. Embora não tenha encontrado uma proposta pedagógica formalizada no cotidiano, as análises evidenciam a existência de relações educativas entre adultos e crianças, diferentes do que ocorre em espaços formais de educação da infância.
Palavras-chave: creche domiciliar, culturas infantis, camadas populares, socialização.
Children cultures and dimensions
of socialization in the routine of a home day care
Abstract:
The present paper intends to analyze the routine in a home day care located in a poor district of São Gonçalo/RJ, emphasizing children cultures and three dimension of socialization. The theoretical approach considers studies on gender, working class families and children cultures. Although there is not a structured pedagogic proposal in the routine of home day care, the analysis shows the existence of educational relationships among adults and children, but different than formal places of childhood education.
Key-words: home day care, children cultures, working classes, socialization.