Linguagens geradoras: um critério e uma proposta de seleção e articulação de conteúdos em educação infantil
Resumo
Como descobrir os conteúdos programáticos mais significativos às crianças, na escola de educação infantil? A resposta que apresento neste trabalho é: através das linguagens geradoras, ou seja, através do diálogo entre professor e aluno, entendidos como sujeitos-leitores e objeto-linguagem um do outro. Linguagens geradoras é um jeito de ler, é uma estratégia de rastreamento e articulação, do professor, para identificar os conteúdos programáticos mais significativos da vida das crianças na escola de educação infantil. Em outras palavras, linguagens geradoras é uma proposta de seleção e articulação de conteúdos em educação infantil. E nesta proposta, conteúdos significativos são entendidos como linguagens, como saberes instrumentais, saberes de práticas, de práticas de si, de práticas de autoconstituição, de compreensão e expressão de si, de demarcação e exercício da possibilidade de intervenção em si e no mundo.
Palavras-chave: conteúdo programático, linguagem, educação infantil, semiótica.
Generative languages: a criterion and proposal for the selection and articulation of the contents in small children's school
Abstract:
How can we determine the programmatic contents of greater significance to children in small children’s schools? The answer I present in this work is: by means of generative languages, that is, through the dialogue between teacher and pupil, taken as reading-agents and subject-language of one another. Generative languages are a way of reading, a strategy of tracking and articulation, for the teacher, to identify the most significant programmatic contents in the life of children in small children’s schools. In other works, generative languages are proposals for the selection and articulation of the contents in children’s education. And, in this proposal, significant contents are understood as being languages, as instrumental knowledge, practice knowledge, self-practices, practices of self-expression, understanding and self-building, definition and exercice of possibility of intervening in the self and in the word.
Key-words: programmatic content, language, children’s education, semiotics