A educação médica e as evidências de um novo paradigma

Maria Elizabeth Urtiaga

Resumo


O reconhecimento da intima relação dos contextos político, social e econômico como determinantes da ação pedagógica no espaço universitário sustenta a observação de evidências de que a educação médica passa por intensa mudança. O paradigma científico dominante no último século, fruto de uma concepção positivista de ciência, vem mostrando sinais de esgotamento. Neste momento, pode-se visualizar a emergência de um novo paradigma para o ensino médico, que se expressa nas pesquisas sobre educação médica, nas estratégias curriculares inovadoras, assim como na organização e revalorização de novos campos profissionais. 

Palavras-chave: educação, educação médica, transição paradigmática 


Medical education and the evidences of a new paradigm

Abstract

The acknowledgement of the close relationship among economical, social and political contexts as determiners of pedagogical action in the university supports the observation of evidence of the significant change in medical education. The dominant scientific paradigm of the last century, which resulted of a positivist conception of science, has shown to be worn out. At the present moment it is possible to perceive a new paradigm to medical teaching, which is expressed in researches on medical education, innovative curricular strategies as well as in the organization and praising of new professional fields. 

Key-words: medical education, paradigm transition