Valorização docente e carreira do magistério no município de Guarulhos

Márcia Aparecida Jacomini, Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Isabel Melero Bello

Resumo


Este artigo apresenta alguns resultados de pesquisa mais ampla, intitulada “Condições de trabalho e relações de classe dos docentes da rede básica de ensino no município de Guarulhos-SP”, realizada entre 2013 e 2014.A pesquisa teve como objetivo investigar aspectos da carreira do magistério desse município, a partir de legislações nacional e municipal que regulamentam os Planos de Carreira Docente; de dados educacionais do município; de dados do banco GEPECSO (2014), sobre a percepção dos professores em relação à carreira; e de entrevistas realizadas com seis professoras de três escolas escolhidas por seu porte e localização. Observou-se que o Plano de Carreira está em conformidade com a legislação nacional e que o vencimento base em 2015 era superior ao Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Contudo, questões previstas no Plano, ainda não regulamentadas, como avaliação de desempenho, têm atrasado e prejudicado a melhoria dos salários e das condições de trabalho dos professores guarulhenses. 


Palavras-chave


educação básica; valorização do magistério; plano de carreira; município de Guarulhos.

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