OS EFEITOS DA INTERSUBJETIVIDADE E DA ALTERIDADE PARA O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO EM THE WITCHER 3: WILD HUNT

Carolina Alves Peres

Resumo


O presente artigo busca refletir acerca da possibilidade de um espaço maior para a subjetivação nas narrativas interativas de jogos digitais. Para isso, utiliza-se a abordagem enunciativa de Émile Benveniste, a fim de explorar a constituição do sujeito e de sua individualidade através das relações intersubjetivas/alteritárias, relacionando com as reflexões de Dessons em Émile Benveniste, l’invention du discours (2006). Propõe-se uma análise da experiência subjetiva do personagem Geralt de Rívia em The Witcher 3: Wild Hunt a partir do estudo do dispositivo trinitário da língua (eu, tu e ele) com aporte de Dufour em Os mistérios da trindade (2000), identificando como acontece a interação do jogador com o linguístico e o modo como ele se apropria da linguagem para experienciar a narrativa e construir sua historicidade colocando-se como “eu” no discurso. Observa-se que o processo de subjetivação se apresenta como uma temática interessante a ser analisada, sobretudo a partir da experiência narrativa de um jogo digital. Por consequência, esta pesquisa expôs duas perspectivas distintas, uma pela ótica do design e outra pelo viés da linguística, para, desse diálogo, considerar a discussão que daí desponta em torno do espaço enunciativo do jogador dentro dos jogos digitais.

Palavras-chave


Discursividade; Subjetividade; Intersubjetividade; The Witcher 3; Narrativas interativas.

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DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i44.22685



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