“O VÍRUS SAI NO AR COM A SALIVA”: RECONTEXTUALIZANDO O DISCURSO CIENTÍFICO PARA A REPRESENTAÇÃO DE PRÁTICAS COTIDIANAS DE PREVENÇÃO DA COVID-19
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, C.; RAMALHO, M.; AMORIM, L. O novo coronavírus e a divulgação científica. Agência Fiocruz de Notícias, 15 abr. 2020. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/o-novo-coronavirus-e-divulgacao-cientifica. Acesso em: 2 jun. 2020.
BRUM-DE-PAULA, M.; ESPINAR, G. Coleta, transcrição e análise de produções orais. Letras, Santa Maria, RS, n. 21, pp. 69-84, dez. 2000.
BUENO, W. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, PR, v. 15, n. esp, pp. 1-12, 2010.
CAMARGO, V. Dialogando com a ciência: ações, atuações e perspectivas na divulgação científica e cultural. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 37, n. 3, pp. 43-71, 2015.
CARNEIRO, M. Perfil dos blogueiros/divulgadores de Ciência no Portal Blogs de Ciência da Unicamp. 2020. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2020.
CARVALHO, M. Divulgação científica no Youtube: narrativa e cultura participativa nos canais Nerdologia e Peixe Babel. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39, 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2016, pp. 1-12.
COLE, M.; SCRIBNER, S. Introduction. In: VYGOTSKY, L. S. Mind in Society - The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.
FINO, C. Vygotsky e a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP): três implicações pedagógicas. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 14, n. 2, pp. 273-291, 2001.
FRIEDRICH, J. O aporte específico da escola. In: FRIEDRICH, J. Lev Vigotski - Mediação, aprendizagem e desenvolvimento: uma leitura filosófica e epistemológica. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.
FUZER, C.; CABRAL, S. Introdução à gramática sistêmico-funcional em língua portuguesa. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014. (As Faces da Linguística Aplicada)
HALLIDAY, M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. Revisão de C. Matthiessen. 4 ed. Londres: Routledge, 2014.
HALLIDAY, M. Part A. In: HALLIDAY, M.; HASAN, R. Language, context and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1985.
LAKATOS, E.; MARCONI, M. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LEONTIEV, A. El desarrollo del psiquismo. Madri: Akal Editor, 1983.
LIMA-LOPES, R.; VENTURA, C. A transitividade em Português. Direct Papers, São Paulo, v. 55, pp. 1-22, 2008.
MASSARANI, L.; MOREIRA, I. A retórica e a ciência: dos artigos originais à divulgação científica. MultiCiência, Campinas, SP, n. 4, pp. 1-18, 2005.
MOTTA-ROTH, D. A popularização da ciência como prática social e discursiva. In: MOTTA-ROTH, D.; GIERING, M. E. (org.). Discursos de popularização da ciência. Santa Maria, RS: LABLER-PPGL/UFSM, 2009. v. 1.
NEWMAN, F.; HOLZMAN, L. A zona de desenvolvimento proximal: uma unidade psicológica ou uma unidade revolucionária? In: NEWMAN, F.; HOLZMAN, L. Lev Vygotsky: cientista revolucionário. São Paulo: Editora Loyola, 1993.
RAMILO, M.; FREITAS, T. A linguística e a linguagem dos média em Portugal: descrição do projecto REDIP. In: Congresso Internacional da ALFAL, 8., 2002, San José. Actas [...]. San José: ALFAL, 2002, pp. 1-17. Disponível em: http://www.iltec.pt/pdf/wpapers/2002-redip-redip.pdf. Acesso em: 08 jan. 2021.
SANTOS, R. Metáforas lexicais da popularização científica: um estudo das metáforas em orações principais e projetadas em notícias do BBC News International. In: MOTTA-ROTH, D.; GIERING, M. E. (org.). Discursos de popularização da ciência. Santa Maria, RS: LABLER-PPGL/UFSM, 2009. v. 1.
VYGOTSKY, L. Estudo do desenvolvimento dos conceitos científicos na infância: experiência de construção de uma hipótese de trabalho. In: VYGOTSKY, L. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. Tradução de P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VYGOTSKY, L. Obras escogidas, tomo III. Madri: Visor, 1995.
VYGOTSKY, L. Obras escogidas, tomo II. 2. ed. Madri: Visor, 2001.
VYGOTSKY, L. Pensamento e palavra. In: IVIC, I. Lev Semionovich Vygotsky. Organização de Edgar Pereira Coelho. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
VÍDEO ANALISADO
COMO se proteger da COVID-19. Por Atila Iamarino. Curitiba: Estúdio 42, 2020. 1 vídeo (6 min), son. color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KOXNBA9b86I. Acesso em: 9 jun. 2020.
DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.20981
A Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales
__________________________________________________________________
A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: