DISCURSOS, SUBJETIVIDADES E FORMAÇÃO DOCENTE: ENTRE CULTURAS DA MÍDIA E DA MEMÓRIA

Marlécio Maknamara

Resumo


O artigo aborda vontades de verdade sobre os sujeitos da educação escolar, particularmente os efeitos discursivos de diferentes artefatos culturais sobre a divulgação e a constituição de posições de sujeito. Abordagens pós-críticas em torno dos modos de ver e de dizer a circulação e pulsação de vidas no campo educacional têm proporcionado estudos que articulam o educacional, o social, o histórico e o psicológico, que não subestimam os liames entre processos de subjetivação e as variadas instâncias do pedagógico. O objetivo é retomar e ampliar elementos de problematização da produção cultural de sujeitos focalizando dois tipos particulares de cultura: a cultura da mídia e a cultura da memória. Os resultados problematizam e evidenciam argumentações sobre possibilidades metodológicas para acessar vidas demandadas por artefatos da cultura da mídia e da memória. As considerações finais culminam com os efeitos éticos e estéticos que podem advir desse tipo de problematização sobre práticas de pesquisa e de formação em cursos de licenciatura.

 


Palavras-chave


Cultura da mídia; cultura da memória; discursos; subjetivação docente.

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DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20750



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