CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar as contexturas identitárias de docentes de línguas acerca da visão apreciativa que possuem de suas praxis. Para tanto, empreendemos a discussão dos dados a partir do marco teórico constituído pelos construtos das identidades (DARVIN; NORTON, 2015; HALL, 2003; NORTON, 1995, 2000, 2011, 2013, 2016), do investimento (NORTON, 2013; NORTON; EARLY, 2011) e da agência (KLEIMAN, 2006; VAN LIER, 2010), com a finalidade de analisar as inter-relações que constituem essas contexturas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista (CHIZZOTTI, 2010; MOITA LOPES, 1994), na modalidade estudo de caso (STAKE, 1994). O corpus da pesquisa consiste em narrativas verbais escritas (BARKHUIZEN, 2016; CONNELLY; CLANDININ, 1995; CLANDININ; CONNELLY, 2000) de três docentes profissionais, respectivamente, de língua espanhola, de língua portuguesa e de Libras. Os resultados obtidos apontam pontos de convergência nas conformações identitárias docentes, apesar das suas idiossincrasias e dos distintos objetos de trabalho. Concluímos que a natureza das contexturas identitárias desses profissionais desvela-se, concomitantemente, plural, pela diversidade de elementos historicamente situados que as compõem, e singular, dada à particularidade de aspectos comuns que perpassam os distintos relatos, suscitando reflexões acerca de suas imbricações para as próprias contexturas identitárias das pesquisadoras que empreenderam a investigação relatada.
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PDFReferências
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DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20739
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