CONTEXTURAS IDENTITÁRIAS DE DOCENTES DE LÍNGUAS

Rosyanne Louise Autran Lourenço, Eliana Barbosa dos Santos, Lucinete Maria da Silva

Resumo


O presente artigo tem como objetivo investigar as contexturas identitárias de docentes de línguas acerca da visão apreciativa que possuem de suas praxis. Para tanto, empreendemos a discussão dos dados a partir do marco teórico constituído pelos construtos das identidades (DARVIN; NORTON, 2015; HALL, 2003; NORTON, 1995, 2000, 2011, 2013, 2016), do investimento (NORTON, 2013; NORTON; EARLY, 2011) e da agência (KLEIMAN, 2006; VAN LIER, 2010), com a finalidade de analisar as inter-relações que constituem essas contexturas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativista (CHIZZOTTI, 2010; MOITA LOPES, 1994), na modalidade estudo de caso (STAKE, 1994). O corpus da pesquisa consiste em narrativas verbais escritas (BARKHUIZEN, 2016; CONNELLY; CLANDININ, 1995; CLANDININ; CONNELLY, 2000) de três docentes profissionais, respectivamente, de língua espanhola, de língua portuguesa e de Libras. Os resultados obtidos apontam pontos de convergência nas conformações identitárias docentes, apesar das suas idiossincrasias e dos distintos objetos de trabalho. Concluímos que a natureza das contexturas identitárias desses profissionais desvela-se, concomitantemente, plural, pela diversidade de elementos historicamente situados que as compõem, e singular, dada à particularidade de aspectos comuns que perpassam os distintos relatos, suscitando reflexões acerca de suas imbricações para as próprias contexturas identitárias das pesquisadoras que empreenderam a investigação relatada.


Palavras-chave


Identidade; investimento; agência; formação docente; professor de línguas.

Texto completo:

PDF

Referências


ARCHER, M. S. Being Human. The Problem of Agency. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

BARKHUIZEN, G. Narrative Approaches to Exploring Language, Identity and Power in Language Teacher Education. RELC Journal, v. 47, n. 1, pp. 1-18, 2016. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0033688216631222. Acesso em: 22 fev. 2021.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

CELANI, M. A. A. Questões de ética na pesquisa em Linguística Aplicada. Linguagem & Ensino, v. 8, n. 1, pp. 101-122, jan./jun. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/viewFile/15605/9792. Acesso em: 07 fev. 2021.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

CLANDININ, J. D.; CONNELLY, F. M. Narrative Inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. Relatos de Experiência e Investigação Narrativa. In: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativas y educación. Barcelona: Editorial Laertes, 1995.

DARVIN, R.; NORTON, B. Identity and a Model of Investment in Applied Linguistics. Annual Review of Applied Linguistics, n. 35, pp. 36-56, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/273900561_Identity_and_a_Model_of_Investment_in_Applied_Linguistics. Acesso em: 23 fev. 2021.

DE COSTA, P.; NORTON, B. Identity in language learning and teaching. In: PREECE, S. (ed.). The Routledge Handbook of Language and Identity. New York: Routledge, 2016.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In:______. (org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DÖRNYEI, Z. Research methods in applied linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2010.

FREEBOY, P. Qualitative research in education: interaction and practice. London: Sage, 2003.

GOFFMAN, E. On face work. In: ______. Iteraction Ritual: Essays on face-to-face behavior. England: Penguin Books, 1967.

HALL, S. A identidade em questão. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu Silva e Guacira Lopes Louro. 7. ed., Rio de Janeiro:DP&A Ed., 2003.

HALL, S. Quem precisa da identidade?. In: SILVA, T. T. (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxpZGVudGlkYWRlcG9zfGd4OjU3Mzc2MGJiOTUwODQwNTM. Acesso em: 10 fev. 2021.

KLEIMAN, A. B. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 8, pp. 409-424, 2006. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59763. Acesso em: 31 jan. 2021.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MERCER, S. The Complexity of Learner Agency. APPLES – Journal of Applied Language Studies, v. 6, n. 2, p. 41-59, 2012. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/262108052_The_complexity_of_learner_agency. Acesso em: 20 fev. 2021.

MOITA LOPES, L. P. Pesquisa interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. Delta, São Paulo, v. 10, n. 2, pp. 329-338, 1994.

MORIN, E. La noción de sujeto. In: SCHNITMAN, D., F. Nuevos paradigmas, cultura y subjetividad. Buenos Aires: Paidos, 1998.

NORTON, B. Identity and Language Learning: Back to the Future. Tesol Quarterly, v. 50, n. 2, pp. 475-479, June, 2016. Disponível em:

http://faculty.educ.ubc.ca/norton/Norton%20TQ%202016.pdf. Acesso em: 22 fev. 2021.

NORTON, B. Identity and language learning: Extending the conversation (2nd ed.). Bristol, UK: Multilingual Matters. 2013. Disponível em:

http://faculty.educ.ubc.ca/norton/Norton%202013%20Intro.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.

NORTON, B.; EARLY, M. Researcher identity, narrative inquiry, and language teaching research. TESOL Quarterly, 45, 3, pp. 415-439, 2011. Disponível em: https://faculty.educ.ubc.ca/norton/Norton%20and%20Early%20TQ%202011.pdf. Acesso em: 03 jan. 2021.

NORTON, B. Identity and Language Learning: Gender, ethnicity and educational change. Harlow, UK: Longman/Pearson Education Limited, 2000.

NORTON, B. Social identity, investment, and language learning. TESOL Quarterly, v. 29(1), p. 9-31, 1995. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3587803?seq=1. Acesso em: 23 fev. 2021.

PENNYCOOK, A. Critical moments in a TESOL praxicum. In: NORTON, B.; TOOHEY, K. (eds.) Critical Pedagogies and Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press., 2004.

POLKINGHORNE, D. E. Narrative Knowing and the Human Sciences. New York: State University of New York Press, 1988.

SAYAGO, Q. Z. B.; CHACON CORZO, M. A.; ROJAS DE ROJAS, M. E. Construcción de la identidad profesional docente en estudiantes universitarios. EDUCERE. Investigación arbitrada., n. 42, pp. 551-561, julio-agosto-septiembre, 2008. Disponível em: http://ve.scielo.org/scielo.php?pid=S1316-49102008000300016&script=sci_abstract. Acesso em: 23 jan. 2021.

SANTOS, V.S. COVID-19. Disponível em:

https://mundoeducacao.uol.com.br/doencas/covid-19.htm. Acesso em: 08 fev. 2021.

SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

SOUZA, E. C. Histórias de vida, escrita de si e abordagem experiencial. In: SOUZA, E. C.; MIGNOT, A. C. V. Histórias de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2008.

STAKE, R. E. Case studies. In: DENZIN N. K.; LINCOLN, Y. S. (eds.). Handbook of qualitative research. London: Sage, 1994.

VAN LIER, L. Agency in the Classroom. In: LANTOLF, James; POEHNER, Matthew. (eds.). Sociocultural Theory and the Teaching of Second Languages. London: Equinox, 2008.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman; 2001.




DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i40.20739



Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales 

__________________________________________________________________ 

A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: