CENOGRAFIA E ETHOS NOS DISCURSOS DE UM PRESIDENTE: O SUJEITO POLÍTICO JAIR BOLSONARO
Resumo
Este artigo apresenta uma análise da cenografia e ethos de dois pronunciamentos do atual presidente do Brasil, Sr. Jair Messias Bolsonaro. O primeiro discurso ocorreu durante entrevista concedida a jornalistas, no dia 15 de maio de 2019, no qual fala sobre as manifestações, que estavam acontecendo neste dia em várias cidades brasileiras, feitas por estudantes que protestavam contra o corte de investimentos para a educação pública do país. O segundo aborda a mesma temática e ocorreu no dia 29 de maio de 2019, em entrevista concedida ao canal TV Record. O objetivo geral é realizar e descrever um exame do ethos discursivo, da cenografia constituída nos discursos políticos escolhidos para análise, sob a luz dos estudos da semântica global, cenografia e ethos de Dominique Maingueneau (2008a, 2018), e do discurso político de Patrick Charaudeau (2018). A metodologia utilizada é descritiva e bibliográfica, e utiliza os conceitos teóricos para análise do corpus. Evidenciou-se que, mediante o estudo da cenografia construída no contexto de produção dos discursos, é possível realizar a caracterização do ethos discursivo do enunciador, a partir das posições assumidas por ele no cenário político analisado.
Palavras-chave: cenografia; ethos; discurso político.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2013.
CHARAUDEAU, P. Discurso político. Trad. Fabiana Komesu e Dilson Ferreira da Cruz. 2 ed., 4ª reimp. São Paulo: Contexto, 2018.
FREITAS, E. C. Linguagem na atividade de trabalho: ethos discursivo em editoriais de jornal interno de empresa. Desenredo, Passo Fundo, RS, v. 6, n. 2, pp. 137-263, jul./dez. 2010.
FREITAS, E. C.; FACIN, D. Semântica global e os planos constitutivos do discurso: a voz feminina na literatura de Rubem Fonseca. Desenredo, Passo Fundo, v. 7, n. 2, pp. 198-218, jul./dez. 2011.
FREITAS, E. C.; SERENA, M. G. A cenografia no discursivo literário: enlaçamento enunciativo e ethos no romance Eva Luna. Desenredo, Passo Fundo, v. 10, n. 1, pp. 64-91, jan./jun. 2014.
MAINGUENEAU, D. (1984). Gênese dos discursos. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a.
MAINGUENEAU, D. Doze conceitos em análise do discurso. São Paulo: Parábola editorial, 2010.
MAINGUENEAU, D. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, R. (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2 ed., 3 reimp. São Paulo: Contexto, 2018.
DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i41.20360
A Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales
__________________________________________________________________
A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: