REVISTAS COMO EXPOSIÇÃO: ARTE DO ESPETÁCULO E ARTE NOVA NO RIO DE JANEIRO POR VOLTA DE 1900

Michele Bete Petry, Alexandre Fernandez Vaz

Resumo


Propondo uma reflexão sobre os lugares e modos de expor a arte, apontamos para a tese de que as revistas teriam funcionado como lugares de exposição da arte gráfica no Rio de Janeiro, no final do século XIX e início do século XX. Em razão disso, investigamos a presença da arte nessas revistas por meio de uma análise expográfica sobre os seus programas de apresentação (“programas de curadoria”) e seus projetos gráficos (“projetos de expografia”), apontando para as propostas de crítica e propaganda, na revista A Cigarra e O Mercurio, e de crítica e humor, na Revista da Semana e O Malho. Ou seja, respectivamente, para a presença do que denominamos de Arte do Espetáculo e Arte Nova. 


Palavras-chave


Revistas ilustradas; artes gráficas; nova arte; Rio de Janeiro; modernidade.

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DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i42.20148



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