LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: RELAÇÕES PRESENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DO FUTURO DOCENTE
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir uma experiência na formação inicial, a partir de uma abordagem acerca do uso da Literatura Infantil para o ensino da Matemática às crianças. A experiência desenvolveu-se em uma disciplina do primeiro semestre do Curso de Licenciatura de uma universidade pública, no sul do Rio Grande do Sul, envolvendo, aproximadamente, 200 acadêmicos, distribuídos em oito turmas, nos anos de 2018 e 2019. O artigo é dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se as aproximações da Literatura Infantil ao ensino da Matemática e na segunda, o desenvolvimento das aulas na disciplina, problematizando as conexões entre ensino de Matemática e Literatura Infantil, a partir da exploração de cinco obras em sala de aula. Como resultados, destaca-se que os acadêmicos foram receptivos a proposta de ensinar matemática a partir da Literatura Infantil, conseguindo identificar entre as obras trabalhadas conceitos como o sistema de numeração posicional, valor posicional, valor absoluto, contagem, operações básicas de adição e multiplicação, construção de gráficos, entre outros. O texto visa estimular professores e pesquisadores a ampliarem estudos relacionando o ensino da Matemática ao uso da Literatura Infantil, visando as potencialidades a partir da integração das áreas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALEIXO, H. P. A construção do conceito de número por uma aluna com surdocegueira congênita. 2018. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
ALVES, L. L. O papel da formação e das crenças no desenvolvimento da professoralidade de professoras polivalentes para o ensino de Matemática. 2019. 112f. (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/ppgecm/dissertacoes-e-produtos/defesas-2019/. Acesso em: 15 ago. 2020.
ALVES, A. M. M.; OLIVEIRA, C. T. de; FERREIRA, C. R. G. Desafios da gestão da formação docente no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC (2013-2108). Porto Alegre: Evangraf, 2019.
ARNOLD, D. S. Matemáticas presentes em livros de leitura: possibilidades para a educação infantil. 2016. 182 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/148194/001001695.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 set. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2014.
DANYLUK, O. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Porto Alegre: Sulina; Passo Fundo: Ediupf, 1998.
RANGEL, D. M. Ensino de Matemática nos anos iniciais: com a palavra as professoras polivalentes de uma escola de Bagé/RS. 2019. 82f. (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2019. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4786. Acesso em: 15 ago. 2020.
Projeto Pedagógico da Licenciatura em Matemática. Pelotas: UFPel, 2011.
SILVEIRA, S. R. I. Contribuições do PNAIC 2014 nas práticas Matemáticas de um grupo de Professoras Alfabetizadoras. 2019. 83f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Física e Matemática, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/4576. Acesso em: 15 ago. 2020.
SMOLE, K.; CANDIDO, P.; STANCANELLI, R.. Matemática e literatura infantil. Belo Horizonte, MG: Ed. Lê, 4ª edição, 1999.
SOUZA, A. P. G de. Histórias infantis e matemática: a mobilização de recursos, a apropriação de conhecimentos e a receptividade de alunos de 4ª série do ensino fundamental. 2008. 207f. (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federa de São Carlos, São Carlos, SP, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2454/1975.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 18. Set. 2020.
TRAMONTIN, L. E. A literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental I. 2020. 75f. (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4995/1/literaturainfantilaprendizagemmatematica.pdf. Acesso: 18 set. 2020.
DOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i38.19678
A Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales
__________________________________________________________________
A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: