INFLUÊNCIA DE INTERLOCUTORES NA PRODUÇÃO LINGUÍSTICA DE UMA CRIANÇA CODA DURANTE A AQUISIÇÃO BILÍNGUE E BIMODAL
Resumo
Este artigo é proveniente de um recorte da dissertação do mestrado e tem como objetivo apresentar o entendimento do desenvolvimento linguístico vem atraído muita atenção da comunidade científica atual e, por apresentar características únicas, o desenvolvimento linguístico de pessoas Codas – filhos ouvintes de pais surdos - tem o potencial de contribuir de maneira singular na área de aquisição da linguagem, uma vez que estes sujeitos são, ao mesmo tempo, bilíngues, bimodais e biculturais. Esse trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento linguístico de uma criança Coda bilíngue e bimodal em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais através da análise de sua interação com interlocutores adultos, sendo eles surdos ou ouvintes, monolíngues ou bilíngues, bem como analisar a influência desses interlocutores em tal desenvolvimento. A metodologia utilizada no trabalho se consistiu na transcrição e análises de vídeos com duração de quarenta minutos, que explicitavam a interação da criança Coda Edu com 1 ano e 4 meses de idade individualmente com os interlocutores Carlos (ouvinte e bilíngue) e a mãe, e, posteriormente, com idade de 3 anos e 8 meses, com Lara (ouvinte e monolíngue) e o pai (surdo não oralizado, quando interagia com o Edu) de forma natural, durante o início e final da aquisição da linguagem. Como resultado e conclusão do trabalho, foi possível identificar de fato a existência de uma sensibilidade da criança à produção linguística do interlocutor, tanto na produção gesto-visual e oral-auditiva.
Palavras-chave: Aquisição da linguagem; codas; bilíngues bimodais; língua de sinais; Libras.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/cdl.v0i35.17376
A Caderno de Letras integra a rede LATINOAMERICANA - Asociación de Revistas Literarias y Culturales
__________________________________________________________________
A Caderno de Letras está indexada nas seguintes bases: