CHAMADA DE ARTIGOS Revista Caderno de Letras N. 42 (2022): Crítica da literatura latino-americana nos séculos XX e XXI Esta chamada tem como objetivo investigar e analisar produções críticas do final do século XX e início do século XXI que estabelecem o objeto "literatura latino-americana" e criam categorias próprias para sua abordagem. O objetivo é desenvolver um trabalho sistemático sobre a discursividade crítica, retirando-a da posição acessória que lhe costuma ser atribuída como suporte bibliográfico ao estudo de textos, relocalizando-a como um discurso autônomo que elabora e divulga ideias. Nesse sentido, às vezes se sobrepõe ao ensaio ou adquire uma modulação de ensaio. A amplitude do segmento de tempo escolhido estimula o rastreamento de continuidades e o acompanhamento de debates entre autores que cobrem um arco tão extenso como o que vai de Pedro Henríquez Ureña e Ángel Rama a Josefina Ludmer ou Beatriz Sarlo, de Mariano Picón- Salas para Lúcia Miguel -Pereira ou Leonor Arfuch. Esses exemplos mostram não só o crescente papel das mulheres na discursividade crítica, de modo que, se em meados do século XX se tratavam de nomes isolados ou dificilmente mereciam uma nota genérica nos textos, na década de 70-80 já se multiplicavam, mas também a incorporação de novas categorias na produção latino-americana. Como se depreende dos nomes citados, a perspectiva supranacional não exige que a origem ou formação dos críticos correspondam à geografia local, mas sim que o foco e a escolha dos objetos se inscrevam nessa dimensão. Desta forma, abre-se o espaço acadêmico para os interessados em nos enviar suas contribuições, as quais farão parte do nosso dossiê temático. Organizadores: Eduardo Coutinho (UFRJ) – Marcela Croce (UBA) – Wilfrido Corral (Academia Ecuatoriana de la Lengua) Data limite para submissão de artigos: 15 de janeiro de 2022 Data estimada de publicação: abril de 2022 LLAMADA DE ARTÍCULOS Revista Caderno de Letras N. 42 (2022): Crítica de la literatura latinoamericana en los siglos XX y XXI Esta convocatoria apunta a indagar y analizar producciones críticas de finales del siglo XX y principios del XXI que establecen el objeto “literatura latinoamericana” y crean categorías propias para su abordaje. El propósito es desarrollar un trabajo sistemático sobre la discursividad crítica, sacándola de la posición ancilar que habitualmente se le asigna en tanto apoyatura bibliográfica para estudiar textos, reubicándola como discurso autónomo que elabora y difunde ideas. En tal sentido, en ocasiones se superpone al ensayo o bien adquiere una modulación ensayística. La amplitud del segmento temporal elegido alienta el rastreo de continuidades y el seguimiento de debates entre autores que recorren un arco tan extenso como el que lleva de Pedro Henríquez Ureña y Ángel Rama a Josefina Ludmer o Beatriz Sarlo, de Mariano Picón-Salas a Lúcia Miguel-Pereira o Leonor Arfuch. Estos ejemplos muestran no solo el papel creciente de las mujeres en la discursividad crítica, de manera que, si a mediados del siglo XX resultaban nombres aislados o merecían apenas alguna nota genérica en los textos, hacia los 70-80 ya se multiplicaban, sino también la incorporación de categorías novedosas en la producción latinoamericana. Como se advierte a partir de los nombres citados, la perspectiva supranacional no requiere que el origen o la formación de los críticos corresponda a la geografía local sino que el enfoque y la elección de objetos se inscriba en dicha dimensión. Se abre de este modo el espacio académico para quienes estén interesados en enviarnos sus contribuciones, las cuales conformarán nuestro dossier temático. Organizadores: Eduardo Coutinho (UFRJ) – Marcela Croce (UBA) – Wilfrido Corral (Academia Ecuatoriana de la Lengua) Fecha límite para el envío: 15 de enero de 2022 Fecha probable publicación: abril de 2022
CALL FOR PAPERS Revista Caderno de Letras N. 42 (2022): Criticism of Latin American literature in the 20th and 21st centuries This call aims to investigate and analyze critical productions from the late twentieth and early twenty-first centuries that establish the object "Latin American literature" and create their own categories for their approach. The purpose is to develop a systematic work on critical discursivity, removing it from the ancillary position that is usually assigned to it as bibliographic support to study texts; relocating it as an autonomous discourse that develops and disseminates ideas. In this sense, it sometimes overlaps the essay or acquires an essayistic modulation. The breadth of the chosen timeframe encourages the tracking of continuities and the tracking of debates among authors who cover an arc as extensive as the one that extends from Pedro Henríquez Ureña and Ángel Rama to Josefina Ludmer or Beatriz Sarlo, from Mariano Picón-Salas to Lúcia Miguel -Pereira or Leonor Arfuch. These examples show not only the growing role of women in critical discursiveness, so that, if in the middle of the 20th century they were isolated names or barely deserved a generic note in the texts, by the 70-80s they were already multiplying, but also the incorporation of new categories in Latin American production. As can be seen from the critics mentioned, the supranational perspective does not require that the origin or formation of the critics correspond to a local geography, but rather that the focus and choice of objects be registered in that dimension. This is a way of opening the academic space to those interested in sending us their contributions, which will become part of our thematic dossier. Editors: Eduardo Coutinho (UFRJ) – Marcela Croce (UBA) – Wilfrido Corral (Academia Ecuatoriana de la Lengua) Deadline to submit articles: January 15, 2022 Estimated date of publication: April, 2022
|