N. 38 (2020): Histórias da Literatura Infantil Esta chamada de publicação da Caderno de Letras acolhe trabalhos que abordem a literatura infantil em suas múltiplas perspectivas teórico-metodológicas em distintas áreas do conhecimento. Discutir a mobilidade das fronteiras desse gênero artístico-literário na atualidade nos faz imaginar a necessidade de uma possível história que enfoque os diferentes sistemas que o compõem. Por isso, contribuições de distintos campos do conhecimento se tornam fundamental para enriquecer o universo dessa discussão. Quando se trata do tema literatura infantil é possível imaginar uma gama de entradas para começarmos uma reflexão. Tal qual a hipermídia, não temos uma regra para trilhar seus caminhos, uma vez que o gênero em questão se constitui de uma estrutura não convencional e, portanto, capaz de dar ao pesquisador certa liberdade no trato com o objeto. Nesse contexto, diferentes áreas do conhecimento, tais como Letras, Artes Visuais, Artes Cênicas, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, entre outras, se apropriam da produção literária para crianças e a enxergam a partir de diversas perspectivas teóricas. Por distintos vieses a literatura infantil se mostra, então, como gênero híbrido e democrático, o que, por vezes, pode causar a ela uma dificuldade em se fundamentar como gênero literário, ou, ainda, fundamentar um locus específico. Contudo, dificilmente daremos a este gênero um estatuto definitivo, tampouco determinaremos a forma como deve ser lido, olhado, encarado ou analisado. Assim, vemos nele uma liberdade de movimento digno de uma obra de arte complexa, pois podemos observar imagem, som, linguagem escrita, mídias distintas capazes de dar a nós um espaço amplo de movimento, semelhante ao que dá ao pequeno leitor, o qual não obedece regras para a realização da leitura. Essa edição pretende agregar reflexões sobre a literatura infantil que discutam o quão ela é múltipla, híbrida, e capaz de nos mostrar que um produto cultural complexo pode ser objeto de análise de distintas áreas do conhecimento. Organização do dossiê: Dra. Maria Eunice Moreira (PUCRS) e Dra. Mitizi Gomes (UFPel) Data limite para submissão de artigos: 13 de outubro de 2020 Provável período de publicação: dezembro de 2020
Llamada de artículos N. 38 (2020): Historias de la literatura infantil Esta convocatoria de la Revista Caderno de Letras recibe trabajos que aborden la literatura infantil en sus múltiples perspectivas teóricas y metodológicas en diferentes áreas del conocimiento. Discutir la movilidad de las fronteras de este género artístico-literario hoy en día nos hace imaginar la necesidad de una posible historia que se centre en los diferentes sistemas que la componen. Por esta razón, las contribuciones de diferentes campos del conocimiento se son esenciales para enriquecer el universo de esta discusión. Cuando se trata de literatura infantil, es posible imaginar una variedad de entradas para comenzar una reflexión. Al igual que los hipermedios, no tenemos una regla para seguir sus caminos, ya que el género en cuestión está constituido por una estructura no convencional y, por lo tanto, capaz de dar al investigador cierta libertad para tratar con el objeto. En este contexto, diferentes áreas del conocimiento, como Letras, Artes Visuales, Artes Escénicas, Pedagogía, Psicología, Sociología, entre otras, se apropian de la producción literaria para niños y la miran desde diferentes perspectivas teóricas. Por distintos sesgos, la literatura infantil aparece, entonces, como un género híbrido y democrático, lo que, a veces, puede causar dificultades para establecerse como un género literario o, incluso, para establecer un lugar específico. Sin embargo, difícilmente le daremos a este género un estado definitivo, tampoco determinaremos cómo debe de ser leído, mirado o analizado. Por lo tanto, vemos en él una libertad de movimiento digna de una obra de arte compleja, ya que podemos observar imágenes, sonido, lenguaje escrito, diferentes medios capaces de brindarnos un amplio espacio de movimiento, similar a lo que ofrece al pequeño lector, lo cual no obedece reglas para la realización de la lectura. Esta edición pretende agregar reflexiones sobre la literatura infantil que discutan cómo es múltiple, híbrida y capaz de mostrarnos que un producto cultural complejo puede ser objeto de análisis de diferentes áreas del conocimiento. Organizadores: Dra. Maria Eunice Moreira (PUCRS) e Dra. Mitizi Gomes (UFPel) Fecha límite para la sumisión: 13 de outubro de 2020 Probable periodo de publicación: diciembre, 2020 Call for papers N. 38 (2020): Stories of children's literature This call of papers from Caderno de Letras welcomes works that address children's literature in its multiple theoretical and methodological perspectives in different areas of knowledge. Discussing the mobility of the borders of this artistic-literary genre today makes us imagine the need for a possible history that focuses on the different systems that compose it. Therefore, contributions from different fields of knowledge become essential to enrich the universe of this discussion. When it comes to children's literature, it is possible to imagine a range of entries to start a reflection. Like hypermedia, we do not have a rule to follow its paths, since the genre in question is constituted of an unconventional structure and, therefore, capable of giving the researcher a certain freedom in dealing with the object. In this context, different areas of knowledge, such as Letters, Visual Arts, Performing Arts, Pedagogy, Psychology, Sociology, among others, appropriate literary production for children and see it from different theoretical perspectives. For different biases, children's literature appears, then, as a hybrid and democratic genre, which, at times, may cause it to have difficulty in establishing itself as a literary genre, or, even, establishing a specific locus. However, we will hardly give this genre a definitive status, nor will we determine how it should be read, looked at, or analyzed. Thus, we see in it a freedom of movement worthy of a complex work of art, since we can observe image, sound, written language, different media capable of giving us a wide space of movement, similar to what it gives to the small reader, who obeys rules for reading. This edition intends to aggregate reflections about children's literature that discuss how it is multiple, hybrid, and capable of showing us that a complex cultural product can be the object of analysis of different areas of knowledge. Editors: Dra. Maria Eunice Moreira (PUCRS) e Dra. Mitizi Gomes (UFPel) Submission deadline: October 13th, 2020 Publication period: December, 2020 |