Histórico do periódico

Texto em Libras – Clique aqui 

A Revista Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior, criada em 2018, é uma publicação eletrônica semestral do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A publicação busca promover a socialização de conhecimentos teóricos e práticos multidisciplinares, produzidos em nível local, nacional e internacional, nas áreas de acessibilidade e inclusão. Com a ampliação de políticas públicas no cenário do ensino superior do país, tais como REUNI, SISU e Lei de Cotas, a Universidade vem construindo possibilidades que garantam respeito às diferenças, ao acesso e, sobretudo, a uma permanência de qualidade aos(às) estudantes. O acesso e a inclusão no ambiente universitário demandam, além de condições físicas adequadas, toda uma rede de apoio, construída coletivamente, para promover crescimento biopsicossocial e cognitivo, baseado no convívio com as diferenças. Dessa forma, a RevAIES visa a dialogar, com  interlocutores(as) provenientes de diferentes áreas do conhecimento – social, educação, saúde e assistência -, acerca da acessibilidade, da permanência e do acompanhamento dos(as) estudantes com deficiências, altas habilidades e transtorno do espectro autista, que frequentam as instituições de ensino superior, de modo a  contribuir para uma prática que lhes permita uma formação qualificada.

A publicação enfatiza seu compromisso com a qualidade científica e com a acessibilidade das publicações.

Principais características da revista:

  • Gratuidade
  • Acesso livre
  • Avaliação cega por pares
  • Acessilibilidade
  • ISSN, indexações e DOI
  • Submissão em  fluxo contínuo