Políticas Editoriais

Foco e Escopo

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A Revista Acessibilidade e Inclusão no Ensino Superior, criada em 2018, é uma publicação eletrônica semestral do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A publicação busca promover a socialização de conhecimentos teóricos e práticos multidisciplinares, produzidos em nível local, nacional e internacional, nas áreas de acessibilidade e inclusão. Com a ampliação de políticas públicas no cenário do ensino superior do país, tais como REUNI, SISU e Lei de Cotas, a Universidade vem construindo possibilidades que garantam respeito às diferenças, ao acesso e, sobretudo, a uma permanência de qualidade aos(às) estudantes. O acesso e a inclusão no ambiente universitário demandam, além de condições físicas adequadas, toda uma rede de apoio, construída coletivamente, para promover crescimento biopsicossocial e cognitivo, baseado no convívio com as diferenças. Dessa forma, a RevAIES visa a dialogar, com  interlocutores(as) provenientes de diferentes áreas do conhecimento – social, educação, saúde e assistência -, acerca da acessibilidade, da permanência e do acompanhamento dos(as) estudantes com deficiências, altas habilidades e transtorno do espectro autista, que frequentam as instituições de ensino superior, de modo a  contribuir para uma prática que lhes permita uma formação qualificada.

A publicação enfatiza seu compromisso com a qualidade científica e com a acessibilidade das publicações.

Principais características da revista:

  • Gratuidade
  • Acesso livre
  • Avaliação cega por pares
  • Acessilibilidade
  • ISSN, indexações e DOI
  • Submissão em  fluxo contínuo

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Instruções em Libras

Para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, devem-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores(as) e avaliadores(as)durante o processo. Isto exige as seguintes precauções com o texto e as propriedades do documento:

  1. Excluir do texto seus nomes e seus dados de identificação.
  2. Em documentos do Microsoft Office, remover a identificação dos(as) autor(a) das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como… > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança… > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.