The use of questionnaires for assessment of customer’s needs in seeds laboratories

Rafael de Oliveira Vergara, Gizele Ingrid Gadotti, Angelo Vieira dos Reis

Resumo


O uso de questionários é habitual na identificação das necessidades do cliente. Essa identificação é feita com o auxílio de literatura, análise de técnicas semelhantes, consulta a especialistas, usando simulações e um questionário aos clientes. Este trabalho não é uma avaliação do produto, mas de um serviço. O conceito de ciclo de vida é amplamente utilizado para a concepção dos produtos, mas não tem um uso para serviços porque a sua caracterização é diferente. Portanto, o objetivo deste estudo é incorporar o conceito de ciclo de vida e questionários em um serviço como um laboratório de sementes, a fim de fazer um mapeamento mais preciso das necessidades e desejos dos clientes. Assim, a identificação dos clientes internos e externos, identificando ciclo de vida de amostras de sementes, fazer um questionário sobre as necessidades e aplicá-lo a clientes identificados anteriormente no processo. Os resultados mostraram que: ciclo de vida do laboratório de sementes é uma ferramenta eficiente para a identificação das necessidades do cliente; E a metodologia de questionários deve ser utilizada com mais freqüência como uma ferramenta de gestão; 24% dos clientes estão insatisfeitos com os resultados de ensaios de emissões.


Palavras-chave


controle de qualidade, ciclo de vida, análise de sementes

Texto completo:

PDF Remoto


DOI: https://doi.org/10.15210/rbes.v1i1.5845