Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas edita a Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade, periódico de divulgação científica, em formato digital, criada em 2015, com o objetivo de publicar artigos sobre as várias áreas das Engenharias (Ambiental, Sanitária, Agrícola, Civil, Elétrica, Mecânica, Química, Alimentos, entre outras) e relativas à sustentabilidade ambiental. A coordenação desta revista foi a cargo do Prof. Dr. Maurízio Silveira Quadro até 2019, seu idealizador. e editor-chefe Em 2019 Profa. Dra. Gizele I. Gadotti assumiu como Editora-chefe e hoje é dividida com o Prof. Dr. Leandro Sanzi Aquino, ambos da UFPel. A mesma possui uma bolsista com carga horária de 20h para suporto técnico para divulgação científica.
 
Esta revista encontra-se em plena atividade, com o ISSN número 2448-1661 classificada no Qualis. Iniciou com periodicidade semestral.
 
 
Missão: Publicação de trabalhos originais e de contribuição cientifica, nas varias áreas das engenharias (ambiental, sanitária, agrícola, civil, elétrica, mecânica, química, alimentos, entre outras) e sustentabilidade.
 
Objetivo Geral: Difundir o conhecimento científico produzido na área das Engenharias e Sustentabilidade, estimulando o debate acadêmico e auxiliando o desenvolvimento de novas tecnologias. 
 
Objetivos Específicos  
 
Promover o desenvolvimento institucional das áreas das engenharias; 
 
Promover a difusão de conhecimento; 
 
Incentivar a realização de pesquisa e produção de conhecimento entre docentes e discentes; 
 
Oferecer espaço de publicação para os trabalhos de engenharia e sustentabilidade; 
 
Divulgar os trabalhos das áreas das engenharias; 
 
Disponibilizar e manter um banco de artigos técnico-científicos; 
 
A revista é separada em Seções, sendo elas:

TAA - Tecnologias Agrícolas e Agronômicas: Seção para temas relacionados à sustentabilidade e às inovações de produção agrícola.

EM - Engenharia de Materiais: Reune trabalhos com inovação e validação de novos materiais, além de produzir tecnologia para adequação e reutilização de materiais já existentes.

EC-Engenharia Civil: seção voltada aos trabalhos da área de construção civil, abordando novas tecnologias de construção, com foco na redução de impactos ambientais e em técnicas sustentáveis e produção de ambientes com acessibilidade sustentável.

EAS - Engenharia do Ambiente e para Sustentabilidade: seção voltada para estudos de caracterização de ambientes naturais, inovações para a eficiência energética, identificação e validação de técnicas e ferramentas inovadoras para sustentabilidade ambiental, estudos das relações da sociedade com o ambiente.

SUR - Saneamento Urbano e Rural: seção para identificação e validação de técnicas, ferramentas e tratamento de resíduos sólidos e líquidos, gerados no meio urbano ou rural, além daqueles produzidos em meios de produção industrial e agrícola.

EP - Engenharia de Produção: seção voltada aos trabalhos que identifiquem e validem meios de produção com maior eficiência energética, tecnológica e econômica, preocupados com a sustentabilidade ambiental.

MM - Modelagem Matemática: seção voltada à modelagem física e matemática de fenômenos e processos relacionados a questões de ambientais e sustentabilidade, tais como dispersão de poluentes líquidos e gasosos, energias renováveis e redução de impactos ambientais.

 

 
 

 

Políticas de Seção

Tecnologias Agrícolas e Agronômicas

temas relacionados à sustentabilidade e às inovações de produção agrícola.

Editores
  • Gizele Ingrid Gadotti
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Saneamento Urbano e Rural

seção para identificação e validação de técnicas, ferramentas e tratamento de resíduos sólidos e líquidos, gerados no meio urbano ou rural, além daqueles produzidos em meios de produção industrial e agrícola.

Editores
  • Leandro Aquino
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Engenharia Civil

Seção voltada aos trabalhos da área de construção civil, abordando novas tecnologias de construção, com foco na redução de impactos ambientais e em técnicas sustentáveis e produção de ambientes com acessibilidade sustentável.

Editores
  • Patrícia Dos Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Engenharia Ambiental e Sustentabilidade

Artigos com foco na caracterização de ambientes naturais,  em inovações para a eficiência energética, na identificação e na validação de técnicas e ferramentas inovadoras para sustentabilidade ambiental, além de estudos das relações da sociedade com o ambiente.

Editores
  • Diuliana Leandro
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Engenharia de Materiais

Trabalhos com inovação e validação de novos materiais, além de produzir tecnologia para adequação e reutilização de materiais já existentes.

Editores
  • Patrícia Dos Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Nota técnica

Editores
  • Leandro Aquino
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Engenharia de Produção

Seção voltada aos trabalhos que identifiquem e validem meios de produção com maior eficiência energética, tecnológica e econômica, preocupados com a sustentabilidade ambiental.

Editores
  • Patrícia Dos Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Modelagem Matemática

Seção voltada à modelagem física e matemática de fenômenos e processos relacionados a questões de ambientais e sustentabilidade, tais como dispersão de poluentes líquidos e gasosos, energias renováveis e redução de impactos ambientais.

Editores
  • Patrícia Dos Santos
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Procedimentos para análise de artigos

a) Considerando a demanda e a capacidade de publicação da Revista, apenas parte dos artigos submetidos é selecionada pela Equipe Editorial para análise, com base no critério da relevância relativa; os artigos que não atenderem integralmente às normas da Revista, não serão selecionados. Para os artigos não selecionados não cabe pedido de reconsideração a esta decisão mas poderão ser resubmetidos; Após o recebimento desses arquivos o artigo é protocolado e encaminhado para análise cega (sem identificação dos autores) por parte dos consultores; em seguida, os autores serão informados por email sobre o número de protocolo do artigo e, a partir daí, poderão acompanhar o processo de análise do artigo na página do usuário da RBES, isto é, referente ao autor. Para qualquer informação sobre o andamento do artigo solicitada ao Editor-chefe, os autores deverão fornecer o número de seu protocolo. Qualquer arquivo, seja da submissão e/ou da correção do artigo, deverá ser enviado à Revista exclusivamente através do sistema online, ou seja, não é permitido o envio pelo email. Ainda solicita-se que seja em um único arquivo.

b) Com o auxílio dos pareceres e sugestões de Consultores Ad hoc sobre a primeira versão do artigo, a Equipe Editorial poderá recusá-lo ou solicitar ao(s) autor(es) uma segunda versão, que será novamente avaliada tanto pelos Consultores Ad hoc como pela Equipe Editorial. Em sua segunda versão o artigo poderá ser recusado, aprovado e/ou devolvido ao(s) autor(es) para uma terceira versão.

c) Os artigos serão avaliados por no mínimo três consultores da área de conhecimento da pesquisa, de instituições de ensino e/ou pesquisa nacionais e estrangeiras, de comprovada produção científica. Após as devidas correções e possíveis sugestões, o artigo será aceito se tiver dois pareceres favoráveis e rejeitado quando dois pareceres forem desfavoráveis.

d) A princípio, as sugestões dos Consultores Ad hoc e da Equipe Editorial ao texto dos artigos, deverão ser incorporadas pelo(s) autor(es); entretanto, o(s) mesmo(s) tem(êm) o direito de não acatá-las, mediante justificativa expressa, que será analisada pelo(s) Consultor(es) e pela Equipe Editorial.

e) Além do arquivo da nova versão do artigo os autores deverão enviar, via sistema online, arquivo com a versão comentada contendo a resposta dos autores aos comentários do consultor e, se for o caso, apresentar justificativa pela não inserção de determinadas sugestões de correção. 

f) No caso de artigo rejeitado caberá pedido de reconsideração pelo autor- correspondente, no prazo máximo de dez dias corridos a contar da data do recebimento do email comunicando a rejeição do artigo; a Equipe Editorial encaminhará o pedido de reconsideração ao respectivo consultor para análise.

g) No caso de aprovação do artigo serão solicitadas, ao autor correspondente, se necessário, informações complementares; posteriormente, o artigo lhe é enviado na forma de documento PDF, para revisão final, o qual comunicará, à Equipe Editorial, eventuais correções e alterações.

h) Após publicação quaisquer erros encontrados por parte de autores ou leitores, quando comunicados à Equipe Editorial.

 

Periodicidade

A RBES possuem periodicidade semestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Avaliação de atendimento

Sugestões de melhoria e reclamações devem nos ser encaminhados pelo nosso email rb.engsus@gmail.com