As experiências pedagógicas em tempos de distanciamento social. Uma reflexão sobre as ações do Grupo de Estudos do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira
Resumo
A dedicação à temática do Patrimônio Cultural é foco das atividades do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira (NEAB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb-UFPel) desde 1983. Além da contribuição à comunidade externa, por meio de atividades de pesquisa e extensão, o NEAB vem proporcionando atividades de apoio ao ensino, que complementam a formação de estudantes, profissionais e pesquisadores da área da Arquitetura e Urbanismo. Após algumas experiências preliminares, nos anos de 2014 e 2019, o ano de 2020 começa impondo um novo desafio para a atividade do Grupo de Estudos: como adaptar o seu funcionamento em meio às adversidades impostas pela pandemia de Coronavírus? Nesse momento o grupo se reinventa, se adapta, e passa a vencer as barreiras impostas. As mudanças impulsionadas pelo isolamento social aproximaram e promoveram o crescimento do grupo, tanto em qualidade, quanto em quantidade (pessoas de outras cidades, dentro e fora do Rio Grande do Sul), trazendo reflexos inesperados. Este artigo disserta sobre a capacidade resiliente do Grupo de Estudos em continuar existindo nessa situação, avaliando as potencialidades, limitações e perdas decorrentes desse período de distanciamento social.
Texto completo:
7-24Referências
ALVES, Isadora Baptista et al. Leituras e reflexões sobre o urbanismo luso-Brasileiro: uma experiência de decifrar mapas. Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2015, Pelotas. Anais. Pelotas: UFPel, 2015.
BRESCIANI, Maria Stella. História urbana e suas implicações na cidade. Disponível em: https://tv.unesp.br/edicao/1883. Acesso em: 14 jul. 2020.
BUENO, Beatriz Picolotto. Sistema de produção da arquitetura na cidade colonial brasileira - Mestres de ofício, "riscos" e "traças". Anais do Museu Paulista, v.20, n.1, jan.-jun. 2012.
BURKE, Peter. Cultura material através de imagens. In: BURKE, Peter. Testemunha ocular. O uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora UNESP, 2017, p.123-153.
CASTRIOTA, Leonardo Barci (org.) Paisagem cultural e sustentabilidade. Belo Horizonte: Editora UFMG/UEDS, 2009.
COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Pelotas: FAUrb/UFPel, 2016. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/faurb/projeto-pedagogico/. Acesso em: 14 jul. 2020.
COSTA, Staël de Alvarenga Pereira; GIMMLER NETTO, Maria Manuela. Fundamentos de Morfologia Urbana. Belo Horizonte: C/Arte, 2015.
GIMMLER NETTO, Maria Manuela. COSTA, Staël de Alvarenga Pereira. LIMA, Thiago Barbosa. Bases conceituais da escola inglesa de Morfologia Urbana. Paisagem e Ambiente, n.33, 2014, p.29-48.
GOOGLE FORMULÁRIOS. Grupo de Estudos do NEAB. Pelotas, 2020.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Portaria nº 375, de 19 de setembro de 2018. Institui a Política de Patrimônio Cultural Material do Iphan e dá outras providências. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/41601273/do1-2018-09-20-portaria-n-375-de-19-de-setembro-de-2018-41601031 . Acesso em: 14 de jul. de 2020.
MAUAD, Ana Maria; LOPES, Marcos Felipe de. História e fotografia. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 263-281.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A História, Cativa da Memória? Para um Mapeamento da Memória no Campo das Ciências Sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, (34), 9-23, 1992.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Caminhos da Identidade nas políticas de patrimônio imaterial no IPHAN. Conferência de abertura. Seminário Fortaleza + 20. Fortaleza, 2017 (Manuscrito).
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Dicotomias no campo do patrimônio cultural. Conferência ministrada no 8º Ciclo de conferências Patrimônio cultural brasileiro: abordagens, desafios, políticas. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://www.academia.org.br/videos/ciclo-de-conferencias/dicotomias-no-campo-do-patrimonio-cultural. Acesso em 12 jul. 2020.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 243-262.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural. Sistema Nacional de Patrimônio Cultural: desafios, estratégias e experiências para uma nova gestão. Brasília: Iphan, 2012, p.25-39. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/Anais2_vol1_ForumPatrimonio_m.pdf. Acesso em: 14 jul. 2020.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de; ARANTES NETO, Antonio Augusto; CARVALHO, Edgard de Assis; MAGNANI, José Guilherme Cantor; AZEVEDO, Paulo Ormindo David de. A cidade como bem cultural: áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance da preservação do patrimônio ambiental urbano. [Debate]. Patrimônio: atualizando o debate [S.l: s.n.], 2006.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES nº 6, de 2 de fevereiro de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5649-rces06-06&category_slug=junho-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 14 jul. 2020.
OLIVEIRA, Ana Lúcia Costa de et al. Reflexões sobre a arquitetura e o urbanismo luso-brasileiro nas cidades do distrito geoeducacional da UFPel. XIII Seminário de História da Arte, 2014, Pelotas. Editora da UFPel, 2014, v. 4.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
RETTO JÚNIOR, Adalberto da Silva; ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana. História urbana: repensar histórias cruzadas experiências de pesquisa em arquitetura e urbanismo [recurso eletrônico]. Bauru: ANAP, 2019. Disponível em: https://www.amigosdanatureza.org.br/biblioteca/livros/livro/cod/189. Acesso em: 14 jul. 2020.
RETTO JÚNIOR, Adalberto da Silva; KÜHL, Beatriz Mugayar O papel do patrimônio arquitetônico no projeto da cidade contemporânea [recurso eletrônico]. Bauru: ANAP, 2019. Disponível em: https://www.amigosdanatureza.org.br/biblioteca/pesquisa/buscar/chaves/kuhl. Acesso em: 14 jul. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Conversas sobre ensino remoto - avaliação no e do ensino remoto [live]. Pelotas, 19 de jun. de 2020. Facebook: Universidade Federal de Pelotas (UFPel) @ufpel. Disponível em: https://www.facebook.com/watch/live/?v=576450533263744&ref=watch_permalink. Acesso em: 14 jul. 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.