As experiências pedagógicas em tempos de distanciamento social. Uma reflexão sobre as ações do Grupo de Estudos do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira

Aline Montagna Silveira, Ana Lúcia Costa de Oliveira, Franciele Fraga Pereira, Renan Rosso Bicca

Resumo


A dedicação à temática do Patrimônio Cultural é foco das atividades do Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira (NEAB) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb-UFPel) desde 1983. Além da contribuição à comunidade externa, por meio de atividades de pesquisa e extensão, o NEAB vem proporcionando atividades de apoio ao ensino, que complementam a formação de estudantes, profissionais e pesquisadores da área da Arquitetura e Urbanismo. Após algumas experiências preliminares, nos anos de 2014 e 2019, o ano de 2020 começa impondo um novo desafio para a atividade do Grupo de Estudos: como adaptar o seu funcionamento em meio às adversidades impostas pela pandemia de Coronavírus? Nesse momento o grupo se reinventa, se adapta, e passa a vencer as barreiras impostas. As mudanças impulsionadas pelo isolamento social aproximaram e promoveram o crescimento do grupo, tanto em qualidade, quanto em quantidade (pessoas de outras cidades, dentro e fora do Rio Grande do Sul), trazendo reflexos inesperados. Este artigo disserta sobre a capacidade resiliente do Grupo de Estudos em continuar existindo nessa situação, avaliando as potencialidades, limitações e perdas decorrentes desse período de distanciamento social.


Texto completo:

7-24

Referências


ALVES, Isadora Baptista et al. Leituras e reflexões sobre o urbanismo luso-Brasileiro: uma experiência de decifrar mapas. Congresso de Ensino de Graduação da UFPel, 2015, Pelotas. Anais. Pelotas: UFPel, 2015.

BRESCIANI, Maria Stella. História urbana e suas implicações na cidade. Disponível em: https://tv.unesp.br/edicao/1883. Acesso em: 14 jul. 2020.

BUENO, Beatriz Picolotto. Sistema de produção da arquitetura na cidade colonial brasileira - Mestres de ofício, "riscos" e "traças". Anais do Museu Paulista, v.20, n.1, jan.-jun. 2012.

BURKE, Peter. Cultura material através de imagens. In: BURKE, Peter. Testemunha ocular. O uso de imagens como evidência histórica. São Paulo: Editora UNESP, 2017, p.123-153.

CASTRIOTA, Leonardo Barci (org.) Paisagem cultural e sustentabilidade. Belo Horizonte: Editora UFMG/UEDS, 2009.

COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Pelotas: FAUrb/UFPel, 2016. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/faurb/projeto-pedagogico/. Acesso em: 14 jul. 2020.

COSTA, Staël de Alvarenga Pereira; GIMMLER NETTO, Maria Manuela. Fundamentos de Morfologia Urbana. Belo Horizonte: C/Arte, 2015.

GIMMLER NETTO, Maria Manuela. COSTA, Staël de Alvarenga Pereira. LIMA, Thiago Barbosa. Bases conceituais da escola inglesa de Morfologia Urbana. Paisagem e Ambiente, n.33, 2014, p.29-48.

GOOGLE FORMULÁRIOS. Grupo de Estudos do NEAB. Pelotas, 2020.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Portaria nº 375, de 19 de setembro de 2018. Institui a Política de Patrimônio Cultural Material do Iphan e dá outras providências. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/41601273/do1-2018-09-20-portaria-n-375-de-19-de-setembro-de-2018-41601031 . Acesso em: 14 de jul. de 2020.

MAUAD, Ana Maria; LOPES, Marcos Felipe de. História e fotografia. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 263-281.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A História, Cativa da Memória? Para um Mapeamento da Memória no Campo das Ciências Sociais. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, (34), 9-23, 1992.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Caminhos da Identidade nas políticas de patrimônio imaterial no IPHAN. Conferência de abertura. Seminário Fortaleza + 20. Fortaleza, 2017 (Manuscrito).

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Dicotomias no campo do patrimônio cultural. Conferência ministrada no 8º Ciclo de conferências Patrimônio cultural brasileiro: abordagens, desafios, políticas. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: http://www.academia.org.br/videos/ciclo-de-conferencias/dicotomias-no-campo-do-patrimonio-cultural. Acesso em 12 jul. 2020.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. História e imagem: iconografia/iconologia e além. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Novos Domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 243-262.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O campo do patrimônio cultural: uma revisão de premissas. I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural. Sistema Nacional de Patrimônio Cultural: desafios, estratégias e experiências para uma nova gestão. Brasília: Iphan, 2012, p.25-39. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/Anais2_vol1_ForumPatrimonio_m.pdf. Acesso em: 14 jul. 2020.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de; ARANTES NETO, Antonio Augusto; CARVALHO, Edgard de Assis; MAGNANI, José Guilherme Cantor; AZEVEDO, Paulo Ormindo David de. A cidade como bem cultural: áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance da preservação do patrimônio ambiental urbano. [Debate]. Patrimônio: atualizando o debate [S.l: s.n.], 2006.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES nº 6, de 2 de fevereiro de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5649-rces06-06&category_slug=junho-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 14 jul. 2020.

OLIVEIRA, Ana Lúcia Costa de et al. Reflexões sobre a arquitetura e o urbanismo luso-brasileiro nas cidades do distrito geoeducacional da UFPel. XIII Seminário de História da Arte, 2014, Pelotas. Editora da UFPel, 2014, v. 4.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

RETTO JÚNIOR, Adalberto da Silva; ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana. História urbana: repensar histórias cruzadas experiências de pesquisa em arquitetura e urbanismo [recurso eletrônico]. Bauru: ANAP, 2019. Disponível em: https://www.amigosdanatureza.org.br/biblioteca/livros/livro/cod/189. Acesso em: 14 jul. 2020.

RETTO JÚNIOR, Adalberto da Silva; KÜHL, Beatriz Mugayar O papel do patrimônio arquitetônico no projeto da cidade contemporânea [recurso eletrônico]. Bauru: ANAP, 2019. Disponível em: https://www.amigosdanatureza.org.br/biblioteca/pesquisa/buscar/chaves/kuhl. Acesso em: 14 jul. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Conversas sobre ensino remoto - avaliação no e do ensino remoto [live]. Pelotas, 19 de jun. de 2020. Facebook: Universidade Federal de Pelotas (UFPel) @ufpel. Disponível em: https://www.facebook.com/watch/live/?v=576450533263744&ref=watch_permalink. Acesso em: 14 jul. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.