NÚCLEO DE DOCUMENTAÇÃO E MEMÓRIA DO COLÉGIO PEDRO II: entre o direito e o dever de resgatar o itinerário escolar

Tatyana Marques de Macedo Cardoso, Priscila de Assunção Barreto Côrbo, Ricardo Pimenta

Resumo


O presente artigo tem como propósito apresentar o potencial informativo dos documentos históricos pertencentes ao Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II como prova e informação/testemunho da história da educação brasileira. Trata-se de uma discussão acerca desse espaço como um “lugar de memória” e de direito à memória. Demonstra que a referida instituição de ensino possui uma documentação significativa para a pesquisa ocupando um lugar central e de referência no universo das fontes de informação que podem ser utilizadas para reconstruir o seu itinerário escolar. Ressalta a importância do desenvolvimento de ações e iniciativas para a preservação dos acervos de memória escolar uma vez que seus registros documentais possibilitam a obtenção de notícias e informações sobre o passado histórico-educativo. Conclui-se que a constituição de políticas de preservação e a implementação de repositório institucional devem ser pensadas como forma de garantir o direito à memória, a democratizar o acesso do pesquisador à informação, preservar e documentar o patrimônio histórico-institucional, bem como a memória nacional, atendendo aos objetivos e finalidades institucionais.


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