Os projectos de urbanismo comercial e a revitalização do centro da cidade

José V. Rio Fernandes

Resumo


A relação entre comércio e cidade perde-se na história. É tambémmuito antiga a ligação do comércio com o planeamento e a intervençãourbanística. Todavia, nas últimas décadas, com a concentração empresarial queocorreu na oferta, o aumento e diversificação do consumo e o acréscimosignificativo da dimensão e número de shoppings e outras formas comerciais, oestudo, planeamento e intervenção sobre esta relação conheceu um novoimpulso.É sobre a acção realizada sobre a ligação entre o espaço urbano e actividadecomercial, dito urbanismo comercial e sobre o caso português em particularpara os anos 80 e 90 que o presente texto trata, dando conta da forma como aintegração europeia e o financiamento público ajudou a criar uma novaimagem dos centros das cidades portuguesas. A reflexão, partindo da avaliaçãopossível, alarga-se aos desafios que hoje se colocam às relações entre a áreacentral das cidades e a actividade retalhista.Palavras-chave: espaço urbano, comércio, patrimônio.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Memória em Rede

Publicação Periódica / Semestral

Memória em Rede, revista do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, é avaliada pelo Qualis.

Creative Commons License This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.

_______________________________________________________________

Revista Memória em Rede, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2177-4129
Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
UFPEL - ICHPPGMP