Memórias Como Meio de Produção de Conhecimentos Históricos
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a acepção de memória na relação com a noção de história nas tendências acadêmicas na contemporaneidade e deslocar algumas imagens de práticas de memórias prevalecentes nas pesquisas no campo historiográfico e educacional. Com essas reflexões, buscamos refletir sobre uma acepção de memória como meio de produção de conhecimentos históricos e educacionais, inspirada nas produções do filósofo, ensaísta, crítico-literário, poeta e tradutor alemão Walter Benjamin, com o intuito de construir alternativas em relação as práticas de memória, a contrapelo de tendências historiográficas e educacionais hegemônicas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Revista Memória em Rede
Publicação Periódica / Semestral
Memória em Rede, revista do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural, é avaliada pelo Qualis.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.
_______________________________________________________________
Revista Memória em Rede, Pelotas/RS - Brasil - ISSN 2177-4129
Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural
UFPEL - ICH - PPGMP