Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia Solidária A experiência INCOOP/NuMI-Ecosol

Danilo Malta Ferreira

Resumo


A superação de problemas da realidade social como a exclusão social e desigualdades estruturais implica na produção de conhecimentos pela Universidade, em especial a Universidade Pública, que articule pesquisa, ação na realidade e processos educativos. Este processo de produção necessita passar a incluir o tornar o conhecimento acessível como parte do processo de produzir conhecimento. A atuação da Universidade mobiliza diferentes conceitos e princípios a depender da concepção ou forma econômica que pretende reforçar. A Economia Solidária como concepção econômica, baseada em princípios como autogestão, cooperação e solidariedade, tem sido considerada estratégia para superação de tais problemas. E sua promoção tem relações com a produção de novos conhecimentos, algo que as Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, como experiências da Universidade, começaram a fazer, atuando no campo da Economia Solidária. Esta pesquisa teve como objetivo sistematizar a experiência do Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol), sucessor da Incubadora Regional de Cooperativas Populares, da Universidade Federal de São Carlos. As estratégias gerais da pesquisa são: 1. pesquisa pós-fato: a partir da análise de documentos e depoimentos; 2. estudo de um caso: a experiência da atuação do NuMI-EcoSol desde sua origem em 1999 até 2014. Os resultados obtidos evidenciam a articulação entre pesquisa científica, a partir da realidade, acesso ao conhecimento mediante processos educativos e ação na realidade.

Palavras-chave: economia solidária; universidade pública; articulação ensino, pesquisa e extensão.

 

Abstract: Overcoming social reality problems such as social exclusion and structural inequalities implies the production of knowledge by the University, especially the Public University, which articulates research, action in reality and educational processes. This production process needs to start including making knowledge accessible as part of the process of producing knowledge. The University's activities mobilize different concepts and principles depending on the conception or economic form it intends to reinforce. The Solidarity Economy as an economic conception, based on principles such as self-management, cooperation and solidarity, has been considered a strategy to overcome such problems. And its promotion is related to the production of new knowledge, something that the Technological Incubators of Popular Cooperatives, as experiences of the University, began to do, acting in the field of Solidary Economy. This research aimed to systematize the experience of the Multidisciplinary and Integrated Center for Studies, Training and Intervention in Solidarity Economy (NuMI-EcoSol), successor to the Regional Incubator of Popular Cooperatives, of the Federal University of São Carlos. The general research strategies are: 1. post-fact research: from the analysis of documents and testimonies; 2. case study: the experience of NuMI-EcoSol's performance from its origin in 1999 to 2014. The results obtained show the articulation between scientific research, based on reality, access to knowledge through educational processes and action in reality.

Keywords: solidarity economy; public university; articulation teaching, research and extension.


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