Barbearia Autogestionária: Experiência de Capacitação Profissional de Jovens em Cumprimento de Medidas Socioeducativas
Resumo
A parceria entre o movimento da Economia Solidária e o da Reforma Psiquiátrica possibilitou o desenvolvimento de experiências práticas e de aparato jurídico-político que promoveram o fomento de empreendimentos econômicos solidários constituídos por pessoas que se encontravam excluídas do mundo do trabalho por apresentarem problemática no campo da saúde mental. Neste cenário, a Economia Solidária incorporou o cooperativismo social destinado a pessoas em situação de desvantagem social, entre eles, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Este estudo teve como objetivo descrever a metodologia desenvolvida no projeto de capacitação profissional em barbearia autogestionária, de jovens participantes do Programa de Medidas Socioeducativas na modalidade “Liberdade Assistida”, compreendida como tecnologia social. A capacitação foi desenvolvida em três eixos centrais: 1) Construção do Grupo; 2) Formação Técnico-Prática; 3) Inclusão em Grupos. Os resultados mostraram que os impactos da experiência foram bastante positivos na vida dos jovens participantes, tanto segundo eles, na perspectiva de construção de projetos de vida; como segundo seus familiares. Argumentamos que é na construção coletiva que sonhos se tornam realidade, transformam vidas e trilham caminhos menos danosos.
Palavras-chave: economia solidária; autogestão; cooperativismo social; juventude; medidas socioeducativas; tecnologia social
Abstract: The partnership between the Solidarity Economy and the Psychiatric Reform movement made possible the development of practical experiences and a juridical-political apparatus that promoted the development of solidarity-based economic enterprises constituted by people who were excluded from the working world because they presented problems in the field of mental health. In this scenario, Solidarity Economy incorporated social cooperativism aimed at socially disadvantage participants, including, the youth in compliance with socio-educational measures. This study aimed to describe the methodology developed in the project of professional training in a self-managed barbershop of young people participating in the program of Socio-educational Measures in the "Assisted Freedom." modality, understood as social technology. The training was developed in three central axes: 1) Construction of the Group; 2) Technical and Practical Training; 3) Inclusion in Groups. The results showed that the impacts of the experience were very positive in the lives of the young participants, according to them and their relatives, from the perspective of building life projects. We argue that it is in the collective construction that makes dreams come true, transforming lives and helping the youth choose less harmful paths.
Keywords: solidarity economy; self-managed; social cooperativism; youth; educational measures; social technology
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