APRENDIZAGEM HISTÓRICA E GÊNERO: UMA EXPERIÊNCIA COM AULA OFICINA

Amanda Nunes Moreira

Resumo


O presente trabalho apresenta uma investigação sobre a construção da consciência história de alunos/as em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual, na cidade de Pelotas/RS. Esse estudo está fundamentado nas concepções dos estudos sobre Educação Histórica, Ensino de História e Consciência Histórica; utilizando como cenário para a análise a presença, ou não, do sujeito feminino em narrativas sobre a Revolução Russa. A metodologia aplicada proporcionou aos(às) discentes a construção e constituição da consciência histórica, através da produção de narrativas. Possibilitou aos(às) alunos(as) serem construtores de seus saberes, pesquisadores de suas aprendizagens, sujeitos capazes de refletirem e analisarem situações passadas, para buscar resolver questões práticas atuais e, então, poder perspectivar o futuro. Essa metodologia também possibilitou outros “olhares” e “caminhos” para a compreensão e aprendizagem da educação histórica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20166

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20166.g12136


Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas