O ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA: OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA REGIÃO DE ERECHIM/RS
Resumo
Este texto intenciona apresentar alguns elementos que permitam refletir sobre a necessidade de uma educação antirracista, normatizada pela aprovação da lei 10.639/03. Com base no conceito de representação apresentado pelo autor Stuart Hall, cremos que a obrigatoriedade de se abordar a História da África e da Cultura Afro Brasileira esbarra numa série de concepções construídas através do tempo histórico. Acreditamos que somente ao identificarmos o caráter destas representações disseminadas através da educação é que poderemos, de fato, abordar algo sobre o tema, de maneira que a escola cumpra um papel inclusivo e humanizador.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20161
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v25i2.20161.g12131
Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas