O FICCIONAL E O HORROR: REPRESENTAÇÕES DA TORTURA DURANTE AS DITADURAS DE SEGURANÇA NACIONAL NA AMÉRICA LATINA NA LITERATURA
Resumo
O presente artigo realiza uma reflexão sobre as relações entre história e literatura, observando de que forma eventos históricos relacionados ao período das Ditaduras civil-militares na América Latina estão representados nas obras literárias selecionadas. A Literatura e a História são expressões narrativas que em grande medida tendem à aproximação; contudo, a História possui uma pretensão de veracidade a qual a Literatura não está necessariamente submetida. A pesquisa dedicou-se a observar como a tortura, empregada constantemente durante os regimes civil-militares em países como Brasil, Uruguai e Chile, foi representada em três obras selecionadas: “O Caderno de Maya”, “O irmão alemão” e “Primavera num espelho partido”. Foi possível perceber que os autores optaram por apresentar a tortura a partir de personagens masculinos, utilizando muitas vezes subterfúgios para descrever o horror, como o uso de sonhos ou da imaginação de um dos personagens. Foi possível evidenciar que a literatura cumpre um papel importante na discussão deste essencial tema histórico.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15210/hr.v23i0.15922
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v23i0.15922.g9989
Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas