“EDUCAR É CONSTRUIR PARA O INFINITO”: ANÁLISE DOS DISCURSOS TRANSFORMADORES RELATIVOS À REFORMA DE 1971 NOS EDITORIAIS DA REVISTA DO ENSINO DO RIO GRANDE DO SUL (1972-1974)

Simôni Costa Monteiro Gervasio, Alessandro Carvalho Bica

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da análise realizada nos editoriais da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul entre os anos de 1972 a 1974, discutindo as ideias veiculadas pela revista aos professores da época. Através de metodologia aplicada, a análise documental, verificou-se que, neste período, logo após a implantação da reforma do ensino de 1971, a revista assume um caráter instrumental e que os editoriais, em sua maioria, são carregados de propostas aos professores sobre o seu comportamento frente aos novos desafios propostos pela reforma. Neste contexto, e por meio de uma perspectiva histórico-materialista, é possível configurar a Revista do Ensino como um canal direto de comunicação entre a Secretaria de Educação, responsável pela publicação, e os professores, utilizado para a transmissão de ideias sobre práticas e métodos que deveriam ser implantados na prática docente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/hr.v24i1.15908

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v24i1.15908.g9976


Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas