TRABALHADORES DE FERROVIAS E CONTRATOS DE TRABALHO: O CASO DOS TURMEIROS DA LINHA SUL DA ESTRADA DE FERRO SÃO PAULO - RIO GRANDE (1908-1910)
Resumo
A Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande (EFSPRG) teve sua construção iniciada no final do século XIX, sendo concluída em dezembro de 1910 com a inauguração da ponte sobre o Rio Uruguai, que representou a ligação ferroviária entre o Sul e o centro do país. Em meu artigo, pretendo analisar a maneira como se estruturava o trabalho braçal nas ferrovias no início da República, tomando como estudo de caso as relações de trabalho estabelecidas entre a Brazil Railway Company, empresa então proprietária da EFSPRG, e os operários responsáveis pela construção da Linha Sul. Os trabalhos de construção da Linha Sul desta ferrovia ocorreram entre 1907 e 1910 e contaram com um grande volume de trabalhadores braçais, entre os quais havia imigrantes e colonos aliciados em propriedades rurais sazonalmente. O contrato de trabalho inexistia formalmente, contando-se os salários por jornadas e separando-se os operários por empreitadas e por turmas, fazendo parte das relações de trabalho estabelecidas a repressão física e psicológica e o incentivo à aquisição de produtos alimentícios nos armazéns da Companhia.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15210/hr.v19i19.12479
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v19i19.12479.g7806
Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas