DRAMAS DO BARROCO: MARCAS DAS SIBILAS NA PRODUÇÃO PICTÓRICA DA ROMA SEISCENTISTA

Cristine Tedesco

Resumo


O texto pretende analisar a produção pictórica de Artemísia Gentileschi (1593-1652) não apenas do ponto de vista da valorização estética de suas notáveis obras, mas, sobretudo investigar o que sustentou seu temperamento desafiador diante da sociedade e da moral seiscentista na Roma da Contrareforma. Entendemos que seus dramas pessoais, dos quais destacamos a tortura das sibilas sofrida pela pintora quando ainda muito jovem ocorrida durante o julgamento de Agostino Tassi, acusado de estuprá-la no ano de 1611, o exame público do seu corpo, realizado por duas parteiras no tribunal da Tor di Nona e a luta por um espaço no mundo, majoritariamente masculino, da criação artística, são algumas das questões que marcaram tanto a vida quanto a obra de Artemísia Gentileschi. Nesse sentido, a pesquisa se demonstra interdisciplinar no sentido de que as fontes permitem um olhar tanto histórico como artístico. Quando optamos por uma abordagem generificada, acreditamos também contribuir com explicações mais complexas das relações entre o feminino e o masculino no contexto barroco.

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DOI: https://doi.org/10.15210/hr.v17i18.12272

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/hr.v17i18.12272.g7740


Publicação Semestral do Núcleo de Documentação Histórica da UFPel - Profa. Beatriz Loner
Programa de Pós-Graduação em História da UFPel
Instituto de Ciências Humanas
Universidade Federal de Pelotas