PERDA DE SOLO EM UMA ESTRADA TEMPORÁRIA EM CULTIVO DO TABACO NO MUNICÍPIO DE IRATI- PR / Soil Loss on a Temporary Road in Tobacco Cultivation in the Municipality of Irati- PR

Valdemir Antoneli, João Anésio Bednarz

Resumo


A dinâmica agrícola das pequenas propriedades da Região sudeste do Estado do Paraná apresenta períodos de atividades intensas e períodos de redução dessas atividades, principalmente em propriedades onde e cultivado o tabaco (Nicotina tabacun). Essas variações permitem maior tráfego nas estradas rurais. O objetivo deste trabalho foi identificar a influência da trafegabilidade das carroças de tração animal utilizadas para o transporte das folhas do tabaco da lavoura até as estufas para a cura (secagem) em uma propriedade da área rural do município de Irati- PR. Para a avaliação da perda de solo do leito de uma estrada ao longo da colheita, utilizamos a técnica de batimetria (perfis transversais) em 7 pontos. Ao término do monitoramento, calculamos a área, para quantificar a perda de e/ou acúmulo de solo em cada perfil. Realizamos duas campanhas de coletas, a primeira no início do plantio (setembro) de 2014 e a outra no final de fevereiro de 2015 (término da colheita). A perda média de solo das estradas no período do cultivo do tabaco foi de 5,02 kg/m2. Os dados foram analisados e representados em figuras dos perfis transversais para identificar a modificação na morfologia do leito das estradas.

Abstract

Agricultural dynamics of small farms in the southeastern region of the State of Paraná have periods of intense activity and periods of reduction in these activities, mainly in properties where and cultivated tobacco (Nicotiana tabacun). These variations allow for higher traffic on rural roads. The objective of this study was to identify the influence of trafficability of horse-drawn car used to transport the tobacco leaves (Nicotiana tabacun), from the area of cultivation to the headquarters of the property to cure (dry) on a farm in the municipality of Irati - PR. For the assessment of soil loss on the road the harvest period, we use the bathymetry technique (transversal profiles) at 7 points. At the end of the monitoring, we calculate the area, to quantify the loss and / or soil accumulation in each profile. We conducted two campaigns collections, the first at the beginning of planting (September) 2014 and the other at the end of February 2015 (end of the harvest). The average soil loss of roads in tobacco growing period was 5.02 kg / m2. The data were analyzed and presented in the figures of the transversal profiles to observe the change in morphology of the roads.

Keywords:

Rural roads; Tobacco Cultivation; Horse-drawn Car; Morphology of the Roads.


Palavras-chave


Estradas Rurais; Cultivo do Tabaco; Carroças de Tração Animal; Morfologia das Estradas

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DOI: https://doi.org/10.15210/gm.v2i1.8056

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