O JOVEM CONTEMPORÂNEO POR ELE MESMO E AS POTENCIALIDADES DA GEOGRAFIA ESCOLAR / Young Contemporary for Himself and School Geography Potential
Resumo
O jovem contemporâneo vem surpreendendo a sociedade nos mais diferentes setores. Esta pesquisa trata das culturas juvenis no âmbito escolar e suas relações com o ensino da Geografia. Objetivamos identificar os diferentes perfis do jovem contemporâneo e relacioná-los às aulas de Geografia. Para atingir tais objetivos, elaboramos um amplo questionário, dividido em dois principais blocos: a montagem de um perfil dos sujeitos-jovens entrevistados e as relações dos sujeitos-jovens entrevistados com a Geografia. Os resultados da pesquisa indicam que o jovem-aluno contemporâneo é composto de múltiplas e transitórias identidades e, com isso, está adaptado a múltiplos pertencimentos. No tocante à Geografia escolar, entendemos que o jovem-aluno vincula muito fortemente aos temas físicos da ciência, ao citar exemplos como localização geográfica e fusos horários. Há o questionamento, então, sobre a condução das aulas de Geografia, a saber se as mesmas dão conta do conceito pleno do espaço geográfico, no sentido de trabalhar as temáticas físicas, mas também as humanas da ciência. Percebemos que há relação direta entre as práticas juvenis e possíveis temas a serem trabalhados na aula de Geografia. Há muito que se avançar neste tipo de pesquisa, uma vez que tratamos, além dos objetos já previstos, de nossa prática docente.
ABSTRACT
The younger contemporary society has been surprising in many different sectors. This research deals with the youth cultures in the school environment and their relationship to the teaching of geography. We aimed to identify the different profiles of contemporary young and relate them to Geography lessons. To achieve these goals, we developed a comprehensive questionnaire, divided into two main blocks: the installation of a profile of the subject-young respondents and relationships of subject-young respondents with geography. The survey results indicate that the contemporary young student is composed of multiple and transient identities and thereby is adapted to multiple affiliations. With regard to school geography, we understand that the young student linked very strongly to the physical issues of science, citing examples such as geographic location and time zones. There is the question, then, on the conduct of Geography classes, namely whether they realize the full concept of geographical space in order to work the physical issues but also human science. We realize that there is direct relationship between youth practices and possible topics to be worked in geography class. There is much to advance this type of research, since treat, besides the objects already provided in our teaching practice.
Keywords: Youth; Youngers; Education; Geography
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/gm.v1i2.6439
INDEXADORES: