O ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO NO RIO GRANDE DO SUL E O CONCEITO DE POLITECNIA: PARA (RE)PENSAR A GEOGRAFIA / The Eastern Polytechnic in Rio Grande do Sul and the Concept of Polytechnic: To (re)think the Geography

Liz Cristiane Dias, André Quandt Klug

Resumo


Este artigo realiza uma breve análise do conceito de politecnia, frente à “Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada” implementada no ano de 2011 no estado do Rio Grande do Sul. Tendo como principal objetivo analisar o conceito de politecnia, a partir da gênese marxista do próprio conceito, em face à implementação da referida proposta, e ainda discutir brevemente o ensino de geografia de acordo com os objetivos apontados pela proposta. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica acerca da temática levantada, pela qual se expõe as ideias e resultados do trabalho.

Palavras-chave: Politecnia, Ensino Médio, Geografia

 

ABSTRACT

This paper provides a brief analysis of the concept of polytechnic, front of the "Proposal for Pedagogical from secondary school Polytechnic and Vocational Education Integrated” implemented in 2011 in the state of Rio Grande do Sul. Its main goal is to analyze the concept of polytechnic, from the Marxist genesis of the concept itself, taking view the implementing the proposal, and also briefly discuss the teaching of geography in accordance with the objectives stated by the proposal. To this end, we carried out a literature review on the topic raised,the which sets out the ideas and work results.

Keywords: Polytechnic, Secondary School, Geography


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/gm.v1i1.5712

INDEXADORES:

 

Geoscience e-Journals 

Previous

Random

Next

List

 
 
BASES DE DADOS:
 
 

APOIO INSTITUCIONAL:

   

Curta nossa página no Facebook: