A APRENDIZAGEM NA CARTOGRAFIA ESCOLAR: VIGOTSKI E PIAGET / LEARNING IN SCHOOL CARTOGRAPHY: VIGOTSKI AND PIAGET

Paula Cristiane Strina Juliasz

Resumo


A Cartografia Escolar no Brasil tem se constituído por meio da relação entre Cartografia, Educação e Geografia. As teorias da aprendizagem e os métodos de ensino, fatores relacionados às questões do currículo e da formação de professores, são frequentemente debatidos nesse campo. Buscando contribuir com esse debate, este artigo, por meio de um exercício metateórico, apresenta as contribuições das teorias de Piaget e Vigotski para a Cartografia Escolar. Tem-se como foco o desenvolvimento da Cartografia Escolar como campo de conhecimento em diálogo com a Geografia, bem como aos pressupostos que envolvem o ensino e o desenvolvimento das crianças.

ABSTRACT

School Cartography in Brazil has been constituted through the relationship between Cartography, Education and Geography. Theories of learning and teaching methods, elements related to curriculum issues and teacher training are often debated in this field and questions about the theory would be most appropriate. Therefore, this paper, through a metatheoretical exercise, aims to present the contributions of Piaget and Vigotski's theories to School Cartography. It focuses on the development of School Cartography as a field of knowledge in dialogue with Geography, as well as on the assumptions that involve the teaching and development of children.

Keywords: School Cartography; Metatheory; Historical-cultural; Genetic Psychology


Palavras-chave


Cartografia Escolar; Metateoria; psicologia Histórico-cultural; Psicologia Genética

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15210/gm.v6i1.20796

INDEXADORES:

 

Geoscience e-Journals 

Previous

Random

Next

List

 
 
BASES DE DADOS:
 
 

APOIO INSTITUCIONAL:

   

Curta nossa página no Facebook: