A PRODUÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA / TEXTUAL GENDERS PRODUCTION IN TEACHING GEOGRAPHY AT BASIC EDUCATION – EARLY YEARS

Christiane Fernandes da Costa, Bruno Falararo de Mello, João Pedro Pezzato

Resumo


Este artigo discute potenciais contribuições sobre o estudo da cartografia no ensino de Geografia nos anos iniciais da escolarização formal. Busca-se, também, fomentar o debate a respeito da Geografia e sua articulação com o ensino da leitura e da escrita por meio da produção de gêneros textuais. Inicialmente, apresenta-se um levantamento dos eventos voltados à temática de cartografia para crianças e escolares, bem como a evolução do número de trabalhos apresentados. A seguir, discute-se a questão dos gêneros textuais e, especificamente, a questão do mapa enquanto gênero textual no contexto da cartografia escolar, abordando-se, a esse propósito, a sequência didática, entendida como um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito. Por fim, divulga-se o resultado de uma pesquisa qualitativa de caráter participante, realizada em 2018 com alunos de 8 a 9 anos de idade de duas salas de aula distintas, localizada no município de Rio Claro, estado de São Paulo, em que foram convidados a produzir as suas próprias representações espaciais em papel, que posteriormente se transformaram em um atlas. Concluiu-se que a produção dos mapas e do atlas trouxe novas possibilidades de representação e de leitura do espaço geográfico, integrando-se, no processo, o ensino da leitura e da escrita, e possibilitando a mobilização de habilidades primordiais à construção do pensamento geográfico, como a observação, a análise, a interpretação e a representação do espaço.

ABSTRACT

This article argues potencial contributions about cartography study in Geography teaching at formal schooling early years. It also seeks to foster the debate about Geography and its articulation with the reading and writing teaching through the textual genres production. Initially, events focused on cartography theme for children and students is presented, as well as number works presented evolution. Next, the textual genres are discussed and, specifically, the map as a textual genre in school cartography context, addressing, for this purpose, the didactic sequence, understood as a set school activities organized, at systematic way, around an oral or written textual genre. Finally, the qualitative participatory research result is disclosed, carried out in 2018 with 8 to 9-year-old students from two different classrooms, located at Rio Claro municipality, São Paulo state. The students was invited to produce their own spatial representations on paper, which later became an atlas. It was concluded that maps production and atlases brought new possibilities of representation and reading about the geographic space, integrating, in the process, reading and writing teaching, and enabling essential skills mobilization for geographic thinking construction, such as observation, analysis, interpretation and space representation.

Keywords: Textual genres; School cartography; Geography teaching; Initial years


Palavras-chave


Gêneros textuais; Cartografia escolar; Ensino de geografia; Anos iniciais

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DOI: https://doi.org/10.15210/gm.v6i1.20795

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