CARTOGRAFIA SOCIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: COM A PALAVRA, OS/AS ALUNOS/AS / CARTOGRAPHY SOCIAL AT THE TEACHING OF GEOGRAPHY: WITH WORD, THE STUDENTS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo evidenciar algumas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem da Cartografia por meio de uma intervenção pedagógica utilizando a Cartografia Social como ferramenta metodológica com os alunos de uma turma do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual Profª. Sylvia Mello, localizada na cidade de Pelotas-RS. Para tanto, os alunos realizaram mapeamentos dentro da escola e a confecção de mapas, considerando algumas particularidades e caracteríticas deste contexto escolar, dentre elas: a divisão dos espaços na escola e suas variadas formas de apropriações pelos alunos. Sendo assim, a prática metodológica é dividida em três etapas de realização, a qual teve como cerne a protagonização dos alunos por meio da construção de mapas. Neste estudo, verificou-se a Cartografia Social como uma ferramenta potencializadora ao articular o contexto vivido dos alunos com o ensino da Cartografia e os conceitos geográficos e, além disso, de sólida contribuição para a superação do distanciamento da Cartografia do restante dos conteúdos da disciplina escolar de Geografia.
ABSTRACT
The present article aims to highlight some reflections about the teaching and learning process of Cartography through a pedagogical intervention using Social Cartography as a methodological tool with the students of a high school class of the State Technical School Profª. Sylvia Mello, located in the city of Pelotas-RS. In order to do so, the students carried out mapemetry within the school and the making of maps, considering some peculiarities and characteristics of this school context, among them: the division of spaces in the school and its various forms of appropriations by students. Thus, the methodological practice is divided into three stages of realization, which had as its core the protagonism of the students through the construction of maps. In this study, Social Cartography was verified as a potential tool in articulating the lived context of the students with the teaching of Cartography and the geographic concepts and, in addition, a solid contribution to overcome the Cartography distancing from the rest of the contents of the discipline school of Geography.
Keywords: Maps; Geography; School
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/gm.v5i1.15828
INDEXADORES: