A BACIA HIDROGRÁFICA COMO UNIDADE DE ESTUDO GEOMORFOLÓGICO PARA O ENSINO BÁSICO DE GEOGRAFIA / THE HYDROGRAPHIC BASIN AS A GEOMORPHOLOGICAL STUDY UNIT FOR THE BASIC EDUCATION OF GEOGRAPHY

Isabel Teresinha Leli, Rafael Sanches Martins, Altair Bennert, Elcisley David Rodrigues de Almeida

Resumo


A Geomorfologia é a ciência que estuda os processos e produtos envolvidos na construção do relevo, e estes como resultado de um longo e duradouro processo de agentes formadores e escultores do relevo. No contexto do estudo Geomorfológico, para o ensino básico, a Bacia Hidrográfica surge como um elemento substancial para aplicar os conceitos, e como ocorre a transformação do relevo diante dos fenômenos associados. O objetivo deste artigo é propor a bacia hidrográfica como unidade de estudo para estimular o ensino de geomorfologia através das transformações que ocorrem neste meio. Para tanto, foram adotados dois métodos de ensino: Planejamento “Histórico-Crítico” que descreve as fases de abordagem e desenvolvimento durante o processo de ensino e outro que usa um modelo proposto por Piaget, onde os elementos e suas interações estão relacionados com a leitura e a escrita. A aplicação dessa proposta parte da concepção de que todos os elementos naturais que envolvem a transformação do ambiente dentro de uma bacia hidrográfica, devem ser apresentados e discutidos com os alunos em etapas de crescente compreensão. No final, é esperado que os alunos venham adquirir uma percepção baseada na relação entre conceitos e vivência cotidiana, podendo assim, interpretar a paisagem de uma bacia hidrográfica, como resultado de diversos elementos interligados.

Abstract:

Geomorphology is the science that studies the processes and products involved in the construction of relief, whose development are defined over temporal and spatial scales. As the river is considered the most powerful exogenous relief sculptor element, the hydrographic basin, by its turn, is the stage where act all the involved geomorphological variables. Face with this, the hydrographic basin is recognized by the most of geomorphologists as the fundamental relief unit for understanding relief transformation. Therefore, the understanding of the structure and functioning of a hydrographic basin is also fundamental in the Physical Geography background disciplines. This paper uses the concept of study-unit applied to the hydrographic basin as a base for the understanding the geomorphological processes and landscape changes in the teaching of Geomorphology for the basic education. Therefore, two methods of relief transformation teaching were adopted: "Historical-Critical" Planning that describes the phases of approach and development during the teaching process and another one that uses a model proposed by Piaget, where the elements and their interactions are related to reading and writing. The application of this proposal starts from the idea that all the natural elements that involve the transformation of the environment within a river basin must be presented and discussed with the students in stages of progressive understanding. As a result, it is expected that the students have acquired a perception based on a relationship between concepts and everyday life, in the way they can diagnose a river basin as a result of several interconnected elements.

Keywords: Physical Geography; Teaching-learning Relation; Relief; Hydrographic Basin; Rivers


Palavras-chave


Geografia Física; Relação Ensino-Aprendizagem; Relevo; Bacia Hidrográfica; Rios

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DOI: https://doi.org/10.15210/gm.v3i3.12437

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