PAISAGEM COMO CATEGORIA ARTICULADORA AO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROVOCAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS / LANDSCAPE AS MANAGING CATEGORY TO GEOGRAPHY LEARNING: THEORETICAL AND METHODOLOGICAL STIMULATIONS
Resumo
Este artigo busca fomentar teórica e metodologicamente o uso da paisagem no ensino de geografia. Parte-se da paisagem como conceito e como ela articula não somente uma leitura do espaço, mas leituras da nossa relação e dos nossos corpos nesses espaços. Para isso vale-se de trechos de músicas e de poemas de artistas nordestinos como Belchior, João Cabral de Melo Neto e Caetano Veloso, para enriquecer o manancial de recursos didático utilizados pelos professores. Finalmente, propõe três atividades como exemplo do uso de paisagem: painelismo didático, ressignificação das toponímias urbanas e produção de paisagens sonoras. Conclui-se que o conhecimento e a análise de paisagens que representem diferentes modos de vida contribui a problematizar o seu próprio, reforçando uma diversidade que também tem caráter político.
ABSTRACT
This article aims to promote theoretically and methodologically the use of the category of landscape for geography learning. It points out landscape as a concept and how it articulates not only a reading of space, but readings of our bodies in these spaces. To do so, excerpts of songs and poems composed by Brazilian artists such as Belchior, João Cabral de Melo Neto and Caetano Veloso are used to enrich didactic resources by teachers. Finally, it proposes three activities as examples of landscape usage: didactic panels, re-signification of urban toponymy and production of sound landscapes. Conclusion asserts that when students learn and investigate landscapes that represent different ways of life, it contributes to problematize their own, emphasizing a diversity that has political meaning.
Keywords: Landscape; Geography learning; Teaching methodologies; Preservice teachers.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15210/gm.v3i2.11366
INDEXADORES: