ENSINO DE SOCIOLOGIA E ENSINO TÉCNICO: REFLEXÕES BIOPOLÍTICAS

Tales Flores da Fonseca

Resumo


O presente artigo visa analisar as implicações do ensino de sociologia no que concerne ao ensino médio, especificamente, o ensino técnico, que, esquematicamente, busca pautar uma forma de ensino baseada na formação dos aspectos técnicos do sujeito. Deste modo, busca-se analisar os possíveis efeitos do ensino de sociologia sobre o ensino técnico, considerando que este produz um novo tipo de subjetividade baseada na noção de competência. Nesse sentido, o artigo realizará um breve histórico do desenvolvimento da noção de competência e de como houve o desmembramento com a ideia da qualificação, além de caracterizar os aspectos que concernem à racionalização e ao ensino técnico – a inserção do modelo neoliberal – a partir da discussão ensejada por Michel Foucault, especificamente no curso Nascimento da Biopolítica, para a discussão acerca da competência por intermédio da noção de empresário de si mesmo, procurando compreender a experiência da atividade docente de modo a inferir os aspectos que caracterizam a especificidade do ensino de sociologia, isto é, seu caráter crítico e reflexivo e a lógica do ensino técnico, a mobilização e a articulação de um contingente específico de saberes.

Palavras-chave


Competência; subjetividade; ensino técnico; neoliberalismo; racionalização.

Texto completo:

PDF

Referências


FOUCAULT, M. Em Defesa da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

___________. História da Sexualidade: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2012.

___________. Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

RAMOS, N. M. “A Educação Profissional pela Pedagogia das Competências e suas Superfícies dos documentos oficiais”. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 401 – 422.

WEBER, M. Ensaios de Sociologia. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1982.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista Enciclopédia de Filosofia

____________________________________________________________

Revista Enciclopédia de Filosofia

Universidade Federal de Pelotas - UFPel 
Instituto de Filosofia, Sociologia e Política | Departamento de Filosofia 
Caixa Postal 354 | CEP 96001-970 | Pelotas, RS

E-ISSN: 23595965

Revista Indexada:

Portal de Períodicos da UFPel       Google Acadêmico         Sumários.org