BACHELARD E A EDUCAÇÃO: ENTRE CIÊNCIA E POESIA
Resumo
Esta escrita busca uma aproximação ao estudo das concepções filosóficas inscritas nas obras de Gaston Bachelard (1884-1962) para perseguir a compreensão de uma experiência de pensamento que reivindica a conciliação entre provocações à imaginação e desafios ao raciocínio. O objetivo é conceber uma interlocução entre ciência e poesia, educação e filosofia, imaginação e razão. Numa abordagem fenomenológica, no qual a própria escrita se configura ao estudar e refletir, não pretendemos explicar ou conceituar, mas destacar uma filosofia que permite transpor a histórica cisão entre ciência e poesia, entre aquele “que pensa” e aquele “que faz”, entre teoria e prática. Trazer a imaginação para o campo filosófico não significa abandonar a razão, visto que para Bachelard razão e imaginação apesar de opostos são complementares, pois ambos ultrapassam a realidade e renovam o mundo, caminho para a formação do humano.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ALMEIDA, Fábio F. Gaston Bachelard: Espírito de escola e sociedade. In. Filosofia e educação – aproximações e convergências. OLIVEIRA, Paulo Eduardo. Círculo de Estudos Bandeirantes, 2012.
BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.
______. A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
______. Idealismo discursivo. In: BACHELARD, Gaston. Estudos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008, p. 77-86.
______. A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.
______. O direito de sonhar. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1991.
______. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______. A dialética da duração. São Paulo: Ática, 1994.
______. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
______. Lautréamont. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica, 1997.
______. O ar e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes,1990a.
______. Fragmentos de uma poética do fogo. São Paulo: Brasiliense, 1990b.
______. A intuição do instante. Campinas, SP: Verus Editora, 2007.
______. Estudos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
______. A poética do devaneio. Trad, Antonio de Pádua Danesi. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BARBOSA, Elyana. Gaston Bachelard: o arauto da pós-modernidade. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 1996.
BARBOSA, Elyana; BULCÃO, Marly. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis – RJ: Vozes, 2004.
RICHTER, Sandra R. S. A dimensão ficcional da arte na educação da infância. 2005. 290 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
______. Bachelard e a experiência poética como dimensão educativa da arte. Educação. Santa Maria, v.31v-vn.02, p.241-254, 2006. Disponível em: http://www.ufsm.br/ce/revista.
______. Infância e materialidade: uma abordagem bachelardiana. In: 25° REUNIÃO ANUAL GRADUAÇÃO E DA ASSOCIAÇÃO PESQUISA EM NACIONAL EDUCAÇÃO: DE PÓS-EDUCAÇÃO, MANIFESTOS, LUTAS E UTOPIAS, 2002, Caxambu. Anais. Caxambu: ANPED, set/out. 2002. Disponível em: . Acesso em: 10 maio. 2014.
RICHTER, Sandra R. S; FRONCKOWIAK, Ângela C. Experiência poética e aprendizagem na infância. 2010. 89 f. Relatório Técnico de Pesquisa (CNPq – 2007/2009) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do sul, 2010.
SILVA, Veleida A. Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard. Revista educação em questão, Natal, v30, n. 16, p. 157-173, set/dez. 2007.
SILVEIRA, Paloma; AXT, Margarete; HINTERHOLZ, Beatran (org). Imaginar e aprender a educação infantil: Projeto Civitas. Porto Alegre: Paiol, 2014.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Revista Enciclopédia
____________________________________________________________
Revista Enciclopédia de Filosofia
Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Instituto de Filosofia, Sociologia e Política | Departamento de Filosofia
Caixa Postal 354 | CEP 96001-970 | Pelotas, RS
E-ISSN: 23595965
Revista Indexada:
Portal de Períodicos da UFPel Google Acadêmico Sumários.org