BACHELARD E A EDUCAÇÃO: ENTRE CIÊNCIA E POESIA

Beatran Hinterholz

Resumo


Esta escrita busca uma aproximação ao estudo das concepções filosóficas inscritas nas obras de Gaston Bachelard (1884-1962) para perseguir a compreensão de uma experiência de pensamento que reivindica a conciliação entre provocações à imaginação e desafios ao raciocínio. O objetivo é conceber uma interlocução entre ciência e poesia, educação e filosofia, imaginação e razão. Numa abordagem fenomenológica, no qual a própria escrita se configura ao estudar e refletir, não pretendemos explicar ou conceituar, mas destacar uma filosofia que permite transpor a histórica cisão entre ciência e poesia, entre aquele “que pensa” e aquele “que faz”, entre teoria e prática. Trazer a imaginação para o campo filosófico não significa abandonar a razão, visto que para Bachelard razão e imaginação apesar de opostos são complementares, pois ambos ultrapassam a realidade e renovam o mundo, caminho para a formação do humano.


Palavras-chave


Razão; Imaginação; Filosofia; Gaston Bachelard; Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Fábio F. Gaston Bachelard: Espírito de escola e sociedade. In. Filosofia e educação – aproximações e convergências. OLIVEIRA, Paulo Eduardo. Círculo de Estudos Bandeirantes, 2012.

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.

______. A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

______. Idealismo discursivo. In: BACHELARD, Gaston. Estudos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008, p. 77-86.

______. A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989.

______. O direito de sonhar. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 1991.

______. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. A dialética da duração. São Paulo: Ática, 1994.

______. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

______. Lautréamont. México, D.F.: Fondo de Cultura Económica, 1997.

______. O ar e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes,1990a.

______. Fragmentos de uma poética do fogo. São Paulo: Brasiliense, 1990b.

______. A intuição do instante. Campinas, SP: Verus Editora, 2007.

______. Estudos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

______. A poética do devaneio. Trad, Antonio de Pádua Danesi. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BARBOSA, Elyana. Gaston Bachelard: o arauto da pós-modernidade. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 1996.

BARBOSA, Elyana; BULCÃO, Marly. Bachelard: pedagogia da razão, pedagogia da imaginação. Petrópolis – RJ: Vozes, 2004.

RICHTER, Sandra R. S. A dimensão ficcional da arte na educação da infância. 2005. 290 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

______. Bachelard e a experiência poética como dimensão educativa da arte. Educação. Santa Maria, v.31v-vn.02, p.241-254, 2006. Disponível em: http://www.ufsm.br/ce/revista.

______. Infância e materialidade: uma abordagem bachelardiana. In: 25° REUNIÃO ANUAL GRADUAÇÃO E DA ASSOCIAÇÃO PESQUISA EM NACIONAL EDUCAÇÃO: DE PÓS-EDUCAÇÃO, MANIFESTOS, LUTAS E UTOPIAS, 2002, Caxambu. Anais. Caxambu: ANPED, set/out. 2002. Disponível em: . Acesso em: 10 maio. 2014.

RICHTER, Sandra R. S; FRONCKOWIAK, Ângela C. Experiência poética e aprendizagem na infância. 2010. 89 f. Relatório Técnico de Pesquisa (CNPq – 2007/2009) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do sul, 2010.

SILVA, Veleida A. Ciência, razão pedagógica e vida na obra de Bachelard. Revista educação em questão, Natal, v30, n. 16, p. 157-173, set/dez. 2007.

SILVEIRA, Paloma; AXT, Margarete; HINTERHOLZ, Beatran (org). Imaginar e aprender a educação infantil: Projeto Civitas. Porto Alegre: Paiol, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Revista Enciclopédia

____________________________________________________________

Revista Enciclopédia de Filosofia

Universidade Federal de Pelotas - UFPel 
Instituto de Filosofia, Sociologia e Política | Departamento de Filosofia 
Caixa Postal 354 | CEP 96001-970 | Pelotas, RS

E-ISSN: 23595965

Revista Indexada:

Portal de Períodicos da UFPel       Google Acadêmico         Sumários.org