- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Conselho Editorial
- Conselho Consultivo
- Regimento
Foco e Escopo
Proporcionar aos graduandos e pós-graduandos do Departamento de História da UFPel e de outras instituições, bem como de áreas afins, um espaço acadêmico para publicação de artigos autorais, visando o aprimoramento e qualificação dos discentes. Articular e promover o debate entre os pesquisadores da área de História e afins, em uma perspectiva interdisciplinar, fomentando o intercâmbio interinstitucional. Incentivar a reflexão sobre a Pesquisa, Ensino e Extensão entre os discentes.
Políticas de Seção
Expediente
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Apresentações
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê: História e Imagem
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos Livres
Política padrão de seção
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Dossiê: A descolonização africana e suas ideias políticas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê Memórias, Patrimônios e Narrativas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenhas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê Movimentos Sociais e Identitários
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Diálogos: Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Campo Historiográfico
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Fontes Históricas: Desafios e possibilidades metodológicas
Editores- Bárbara Denise da Costa
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê "Intolerâncias, preconceitos e racismos na Era Moderna: entre permanências e rupturas"
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Gênero, diversidades, interseccionalidades: perspectivas de análise na pesquisa histórica
Editores- Bárbara Denise da Costa
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê Descolonização Africana e suas Ideias Políticas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê Etnografia nos arquivos e a produção de conhecimento sobre populações subalternizadas
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê Corporeidades em luta: Feminismos e corpos de resistência ao sul global
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê Ditaduras e Golpes no Cone Sul
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Dossiê Mundos do Trabalho
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo avaliativo iniciará com uma pré-avaliação, de acordo com as normas de publicação da Revista, levada a efeito pela Editoria. Posteriormente, uma cópia sem identificação do autor será enviada a um parecerista ad hoc. Em caso de necessidade de alterações, o texto será reencaminhado ao autor, que será responsável pelas mesmas.
Periodicidade
- A Revista tem periodicidade semestral.
- A Equipe Editorial prezará pela publicação de um número de produções equitativo entre graduação e pós-graduação.
- Serão aceitos apenas artigos inéditos de História ou áreas com temas afins. O autor deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído a no máximo seis meses no momento do envio.
- Os autores dos trabalhos enviados à Revista receberão uma resposta sobre a aprovação de suas produções em um prazo máximo de seis meses.
- A comunicação entre autores e Equipe Editorial ocorrerá através do email oficiosdeclio@gmail.com.
- A rigorosa revisão ortográfica e gramatical será requisito básico para o aceite dos textos submetidos à Revista.
- Casos de plágio ou autoplágio serão prontamente desqualificados pela Equipe Editorial.
- O processo avaliativo iniciará com uma pré-avaliação, de acordo com as normas de publicação da Revista, levada a efeito pela Equipe Editorial. Posteriormente, uma cópia sem identificação do autor será enviada a um parecerista ad hoc. Em caso de necessidade de alterações, o texto será reencaminhado ao autor, que será responsável pelas mesmas.
- Os professores que fizerem parte da Equipe Editorial não participarão da pré-avaliação de artigos de seus orientandos ou bolsistas. Os professores que comporem os Conselhos Editorial ou Consultivo não participarão da avaliação de artigos de seus orientandos, bolsistas ou monitores.
- Aos discentes que compõe a Equipe Editorial será facultada a publicação na revista, contudo não participarão do processo avaliativo de seu próprio artigo.
Conselho Editorial
Prof. Dr. Adhemar Lourenço da Silva Junior - Universidade Federal de Pelotas
Profª Dra. Alessandra Gasparotto - Universidade Federal de Pelotas
Prof.ª Drª Ana Inez Klein - Universidade Federal de Pelotas
Prof. Dr. Aristeu Elisandro Lopes - Universidade Federal de Pelotas
Profª Drª Carolina Kesser Barcelos - Universidade Federal de Pelotas
Prof. Dr. Charles Pereira Pennaforte - Universidade Federal de Pelotas
Profª. Drª. Daniele Gallindo G. Silva - Universidade Federal de Pelotas
Prof. Dr. Edgar Ávila Gandra - Universidade Federal de Pelotas
Profª Drª Elisabete Leal - Universidade Federal de Pelotas
Prof. Dr. Fábio Vergara Cerqueira - Universidade Federal de Pelotas
Prof. Dr. Fernando da Silva Camargo - Universidade Federal de Pelotas
Prof. Dr. Jonas Moreira Vargas - Universidade Federal de Pelotas
Profª. Drª. Larissa Patron Chaves - Universidade Federal de Pelotas
Profª Drª Lisiane Sias Manke - Universidade Federal de Pelotas Profª
Drª Lorena Almeida Gill - Universidade Federal de Pelotas
Profª Drª Márcia Janete Espig – Universidade Federal de Pelotas
Prof. Dr. Marcos César Borges da Silveira - Universidade Federal de Pelotas
Prof. Dr. Mauro Dillmann Tavares - Universidade Federal de Pelotas
Prof. Dr. Paulo César Possamai - Universidade Federal de
Pelotas
Prof. Dr. Paulo Ricardo Pezat - Universidade Federal
de Pelotas
Profª Drª Rejane Jardim - Universidade Federal de Pelotas
Prof. Dr. Sebastião Peres - Universidade Federal de Pelotas
Profª Drª Viviane Saballa - Universidade Federal de Pelotas
Conselho Consultivo
Prof. Dr. Aldrin Castellucci - Universidade do Estado da Bahia
Prof. Dr. Antônio Luigi Negro - Universidade Federal da Bahia
Prof. Dr. Benito Bisso Schmidt - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Prof. Dr. Gilberto Calil - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Profª Drª Luiza Horn Iotti - Universidade de Caxias do Sul
Prof. Dr. Nilton Mullet Pereira - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Prof. Dr. Rodrigo Santos de Oliveira - Universidade Federal do Rio Grande
Profª Drª Carla Rodrigues Gastaud - Universidade Federal de Pelotas
Profª Drª Carla Beatriz Meinerz - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Prof. Dr. Deivid Valério Gaia – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Profª Drª Eliane Teresinha Peres - Universidade Federal de Pelotas
Prof. Dr. Enrique Serra Padrós - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Prof. Dr. Guinter Tlaija Leipnitz - Universidade Federal do Pampa
Prof. Dr. Paulo Roberto Staudt Moreira – Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Prof. Dr. Paulo Pinheiro Machado – Universidade Federal de Santa Catarina
Prof. Dr. Marcelo Badaró Mattos – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Prof. Dr. René Ernaini Gertz – Pontifícia Universidade Católica - RS
Regimento
Regimento da Revista Ofícios de Clio
1 – Da Identificação
1.1 A Revista Discente Ofícios de Clio foi criada em 2014 e está ligada ao Departamento de História (DH) e ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), vinculados ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Este Projeto foi elaborado no âmbito das atividades do Laboratório de Ensino de História (LEH).
1.2 O Projeto de Ensino em questão é registrado junto a Pró-Reitoria de Graduação da UFPel.
1.3 A Revista é disponibilizada online em formato PDF no sitehttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO
1.4 A publicação, bem como o acesso à Revista, são gratuitos.
2 – Da formação
2.1 A Equipe Editorial, formada por dois discentes do curso de Licenciatura em História, dois discentes do curso de Bacharelado em História e dois discentes do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFPel, é constituída ainda por um professor, Coordenador do Projeto de Ensino, e Professores Colaboradores, todos ligados ao DH ou ao PPGH. A função da Equipe Editorial é desempenhar todas as tarefas referentes ao recebimento, organização e publicação da Revista.
2.1.1 A escolha dos discentes que comporão a Equipe Editorial será realizada pelo Professor Coordenador em consonância com os Professores Colaboradores.
2.1.2 Em casos excepcionais, a critério do Coordenador do Projeto, mais um discente poderá fazer parte da Equipe Editorial.
2.1.3 Caberá ao Professor Coordenador do projeto a função de Editor-Chefe. O bolsista do projeto, quando houver, ocupará o cargo de Editor-Assistente. Quando não houver bolsista, o Professor Coordenador do projeto escolherá um discente para ocupar essa função.
2.1.4 O Centro Acadêmico dos cursos de História (CAHis) poderá designar um representante por gestão, para acompanhar as reuniões da Equipe Editorial.
2.2 O Conselho Editorial, formado pelo corpo docente do Departamento de História e do PPGH da UFPel, tem a função de apoiar a Equipe Editorial, divulgar a Revista e estimular publicações dos discentes e, se solicitados, avaliar artigos. Anualmente será realizada uma reunião ampliada da Equipe Editorial com os membros do Conselho Editorial, a fim de permitir o acompanhamento dos trabalhos realizados.
2.3 O Conselho Consultivo, formado por profissionais reconhecidos na área de História e afins, externos ao DH e ao PPGH /UFPel, tem a função de apoiar a Equipe Editorial, divulgar a Revista, encaminhar publicações e, se solicitados, avaliar artigos.
2.4 Para a avaliação dos artigos serão convidados profissionais da área de História e afins, na função de pareceristas ad hoc. No caso da avaliação das produções de graduação deverão ser portadores, no mínimo, do título de Mestre, e de Doutor quando da avaliação de pós-graduandos.
3 – Dos objetivos
3.1 Proporcionar aos graduandos e pós-graduandos de História da UFPel e de outras instituições, bem como de áreas afins, um espaço acadêmico para publicação de artigos autorais, visando o aprimoramento e qualificação dos discentes.
3.2 Articular e promover o debate entre os pesquisadores da área de História e afins, em uma perspectiva interdisciplinar, fomentando o intercâmbio interinstitucional.
3.3 Incentivar a reflexão sobre a Pesquisa, Ensino e Extensão entre os discentes.
4 – Das características da Revista, regras de seleção e publicação
4.1 A Revista tem periodicidade semestral.
4.1.1 A Equipe Editorial prezará pela publicação de um número de produções equitativo entre graduação e pós-graduação.
4.2 Serão aceitos apenas artigos inéditos de História ou áreas com temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O autor deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído a no máximo seis meses no momento do envio.
4.3 Os autores dos trabalhos enviados à Revista receberão uma resposta sobre a aprovação de suas produções em um prazo máximo de seis meses.
4.4 A comunicação entre autores e Equipe Editorial ocorrerá através do email oficiosdeclio@gmail.com
4.5 A rigorosa revisão ortográfica e gramatical será requisito básico para o aceite dos textos submetidos à Revista.
4.6 Casos de plágio ou autoplágio serão prontamente desqualificados pela Equipe Editorial.
4.7 O processo avaliativo iniciará com uma pré-avaliação, de acordo com as normas de publicação da Revista, levada a efeito pela Equipe Editorial. Posteriormente, uma cópia sem identificação do autor será enviada a um parecerista ad hoc. Em caso de necessidade de alterações, o texto será reencaminhado ao autor, que será responsável pelas mesmas.
4.7.1 Os professores que fizerem parte da Equipe Editorial não participarão da pré-avaliação de artigos de seus orientandos ou bolsistas. Os professores que compuserem os Conselhos Editorial ou Consultivo não participarão da avaliação de artigos de seus orientandos, bolsistas ou monitores.
4.7.2. Aos discentes que compõe a Equipe Editorial será facultada a publicação na revista, contudo não participarão do processo avaliativo de seu próprio artigo.