Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Proporcionar aos graduandos e pós-graduandos do Departamento de História da UFPel e de outras instituições, bem como de áreas afins, um espaço acadêmico para publicação de artigos autorais, visando o aprimoramento e qualificação dos discentes. Articular e promover o debate entre os pesquisadores da área de História e afins, em uma perspectiva interdisciplinar, fomentando o intercâmbio interinstitucional. Incentivar a reflexão sobre a Pesquisa, Ensino e Extensão entre os discentes. 

 

Políticas de Seção

Expediente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Apresentações

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: História e Imagem

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos Livres

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: A descolonização africana e suas ideias políticas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Memórias, Patrimônios e Narrativas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Movimentos Sociais e Identitários

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Diálogos: Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Campo Historiográfico

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Fontes Históricas: Desafios e possibilidades metodológicas

Editores
  • Bárbara Denise da Costa
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê "Intolerâncias, preconceitos e racismos na Era Moderna: entre permanências e rupturas"

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Gênero, diversidades, interseccionalidades: perspectivas de análise na pesquisa histórica

Editores
  • Bárbara Denise da Costa
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Descolonização Africana e suas Ideias Políticas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Etnografia nos arquivos e a produção de conhecimento sobre populações subalternizadas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Corporeidades em luta: Feminismos e corpos de resistência ao sul global

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Ditaduras e Golpes no Cone Sul

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê Mundos do Trabalho

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo avaliativo iniciará com uma pré-avaliação, de acordo com as normas de publicação da Revista, levada a efeito pela Editoria. Posteriormente, uma cópia sem identificação do autor será enviada a um parecerista ad hoc. Em caso de necessidade de alterações, o texto será reencaminhado ao autor, que será responsável pelas mesmas.

 

Periodicidade

  • A Revista tem periodicidade semestral.
  • A Equipe Editorial prezará pela publicação de um número de produções equitativo entre graduação e pós-graduação.   
  • Serão aceitos apenas artigos inéditos de História ou áreas com temas afins. O autor deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído a no máximo seis meses no momento do envio.
  • Os autores dos trabalhos enviados à Revista receberão uma resposta sobre a aprovação de suas produções em um prazo máximo de seis meses.
  • A comunicação entre autores e Equipe Editorial ocorrerá através do email oficiosdeclio@gmail.com.
  • A rigorosa revisão ortográfica e gramatical será requisito básico para o aceite dos textos submetidos à Revista.
  • Casos de plágio ou autoplágio serão prontamente desqualificados pela Equipe Editorial.
  • O processo avaliativo iniciará com uma pré-avaliação, de acordo com as normas de publicação da Revista, levada a efeito pela Equipe Editorial. Posteriormente, uma cópia sem identificação do autor será enviada a um parecerista ad hoc. Em caso de necessidade de alterações, o texto será reencaminhado ao autor, que será responsável pelas mesmas.
  • Os professores que fizerem parte da Equipe Editorial não participarão da pré-avaliação de artigos de seus orientandos ou bolsistas. Os professores que comporem os Conselhos Editorial ou Consultivo não participarão da avaliação de artigos de seus orientandos, bolsistas ou monitores.
  • Aos discentes que compõe a Equipe Editorial será facultada a publicação na revista, contudo não participarão do processo avaliativo de seu próprio artigo.

 

Conselho Editorial

Prof. Dr. Adhemar Lourenço da Silva Junior - Universidade Federal de Pelotas

Profª Dra. Alessandra Gasparotto - Universidade Federal de Pelotas

Prof.ª Drª Ana Inez Klein - Universidade Federal de Pelotas

Prof. Dr. Aristeu Elisandro Lopes - Universidade Federal de Pelotas

Profª Drª Carolina Kesser Barcelos - Universidade Federal de Pelotas

Prof. Dr. Charles Pereira Pennaforte - Universidade Federal de Pelotas

Profª. Drª. Daniele Gallindo G. Silva - Universidade Federal de Pelotas

Prof. Dr. Edgar Ávila Gandra - Universidade Federal de Pelotas

Profª Drª Elisabete Leal - Universidade Federal de Pelotas

Prof. Dr. Fábio Vergara Cerqueira - Universidade Federal de Pelotas

Prof. Dr. Fernando da Silva Camargo - Universidade Federal de Pelotas

Prof. Dr. Jonas Moreira Vargas - Universidade Federal de Pelotas

Profª. Drª. Larissa Patron Chaves - Universidade Federal de Pelotas

Profª Drª Lisiane Sias Manke - Universidade Federal de Pelotas Profª

Drª Lorena Almeida Gill - Universidade Federal de Pelotas

Profª Drª Márcia Janete Espig – Universidade Federal de Pelotas

Prof. Dr. Marcos César Borges da Silveira - Universidade Federal de Pelotas

Prof. Dr. Mauro Dillmann Tavares - Universidade Federal de Pelotas

Prof. Dr. Paulo César Possamai - Universidade Federal de

Pelotas

Prof. Dr. Paulo Ricardo Pezat - Universidade Federal

de Pelotas

Profª Drª Rejane Jardim - Universidade Federal de Pelotas

Prof. Dr. Sebastião Peres - Universidade Federal de Pelotas

Profª Drª Viviane Saballa - Universidade Federal de Pelotas

 

Conselho Consultivo

Prof. Dr. Aldrin Castellucci - Universidade do Estado da Bahia

Prof. Dr. Antônio Luigi Negro - Universidade Federal da Bahia

Prof. Dr. Benito Bisso Schmidt - Universidade Federal do Rio Grande do Sul 

Prof. Dr. Gilberto Calil - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Profª Drª Luiza Horn Iotti - Universidade de Caxias do Sul

Prof. Dr. Nilton Mullet Pereira - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof. Dr. Rodrigo Santos de Oliveira - Universidade Federal do Rio Grande

Profª Drª Carla Rodrigues Gastaud - Universidade Federal de Pelotas

Profª Drª Carla Beatriz Meinerz - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof. Dr. Deivid Valério Gaia – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profª Drª Eliane Teresinha Peres - Universidade Federal de Pelotas

Prof. Dr. Enrique Serra Padrós - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Prof. Dr. Guinter Tlaija Leipnitz - Universidade Federal do Pampa

Prof. Dr. Paulo Roberto Staudt Moreira – Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Prof. Dr. Paulo Pinheiro Machado – Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr. Marcelo Badaró Mattos – Universidade Federal do Rio de Janeiro

Prof. Dr. René Ernaini Gertz – Pontifícia Universidade Católica - RS

 

Regimento

Regimento da Revista Ofícios de Clio

1 – Da Identificação

1.1 A Revista Discente Ofícios de Clio foi criada em 2014 e está ligada ao Departamento de História (DH) e ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), vinculados ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Este Projeto foi elaborado no âmbito das atividades do Laboratório de Ensino de História (LEH).

1.2 O Projeto de Ensino em questão é registrado junto a Pró-Reitoria de Graduação da UFPel.

1.3 A Revista é disponibilizada online em formato PDF no sitehttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/CLIO

1.4 A publicação, bem como o acesso à Revista, são gratuitos.


2 – Da formação

2.1 A Equipe Editorial, formada por dois discentes do curso de Licenciatura em História, dois discentes do curso de Bacharelado em História e dois discentes do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFPel, é constituída ainda por um professor, Coordenador do Projeto de Ensino, e Professores Colaboradores, todos ligados ao DH ou ao PPGH. A função da Equipe Editorial é desempenhar todas as tarefas referentes ao recebimento, organização e publicação da Revista.

2.1.1 A escolha dos discentes que comporão a Equipe Editorial será realizada pelo Professor Coordenador em consonância com os Professores Colaboradores.

2.1.2 Em casos excepcionais, a critério do Coordenador do Projeto, mais um discente poderá fazer parte da Equipe Editorial.

2.1.3 Caberá ao Professor Coordenador do projeto a função de Editor-Chefe. O bolsista do projeto, quando houver, ocupará o cargo de Editor-Assistente. Quando não houver bolsista, o Professor Coordenador do projeto escolherá um discente para ocupar essa função.

2.1.4 O Centro Acadêmico dos cursos de História (CAHis) poderá designar um representante por gestão, para acompanhar as reuniões da Equipe Editorial.

2.2 O Conselho Editorial, formado pelo corpo docente do Departamento de História e do PPGH da UFPel, tem a função de apoiar a Equipe Editorial, divulgar a Revista e estimular publicações dos discentes e, se solicitados, avaliar artigos. Anualmente será realizada uma reunião ampliada da Equipe Editorial com os membros do Conselho Editorial, a fim de permitir o acompanhamento dos trabalhos realizados.

2.3 O Conselho Consultivo, formado por profissionais reconhecidos na área de História e afins, externos ao DH e ao PPGH /UFPel, tem a função de apoiar a Equipe Editorial, divulgar a Revista, encaminhar publicações e, se solicitados, avaliar artigos.

2.4 Para a avaliação dos artigos serão convidados profissionais da área de História e afins, na função de pareceristas ad hoc. No caso da avaliação das produções de graduação deverão ser portadores, no mínimo, do título de Mestre, e de Doutor quando da avaliação de pós-graduandos.


3 – Dos objetivos

3.1 Proporcionar aos graduandos e pós-graduandos de História da UFPel e de outras instituições, bem como de áreas afins, um espaço acadêmico para publicação de artigos autorais, visando o aprimoramento e qualificação dos discentes.

3.2 Articular e promover o debate entre os pesquisadores da área de História e afins, em uma perspectiva interdisciplinar, fomentando o intercâmbio interinstitucional.

3.3 Incentivar a reflexão sobre a Pesquisa, Ensino e Extensão entre os discentes.


4 – Das características da Revista, regras de seleção e publicação

4.1 A Revista tem periodicidade semestral.

4.1.1 A Equipe Editorial prezará pela publicação de um número de produções equitativo entre graduação e pós-graduação.   

4.2 Serão aceitos apenas artigos inéditos de História ou áreas com temas afins, nas línguas portuguesa ou espanhola. O autor deverá ser aluno de graduação ou pós-graduação, ou tê-la concluído a no máximo seis meses no momento do envio.

4.3 Os autores dos trabalhos enviados à Revista receberão uma resposta sobre a aprovação de suas produções em um prazo máximo de seis meses.

4.4 A comunicação entre autores e Equipe Editorial ocorrerá através do email oficiosdeclio@gmail.com

4.5 A rigorosa revisão ortográfica e gramatical será requisito básico para o aceite dos textos submetidos à Revista.

4.6 Casos de plágio ou autoplágio serão prontamente desqualificados pela Equipe Editorial.

4.7 O processo avaliativo iniciará com uma pré-avaliação, de acordo com as normas de publicação da Revista, levada a efeito pela Equipe Editorial. Posteriormente, uma cópia sem identificação do autor será enviada a um parecerista ad hoc. Em caso de necessidade de alterações, o texto será reencaminhado ao autor, que será responsável pelas mesmas.

4.7.1 Os professores que fizerem parte da Equipe Editorial não participarão da pré-avaliação de artigos de seus orientandos ou bolsistas. Os professores que compuserem os Conselhos Editorial ou Consultivo não participarão da avaliação de artigos de seus orientandos, bolsistas ou monitores.

4.7.2. Aos discentes que compõe a Equipe Editorial será facultada a publicação na revista, contudo não participarão do processo avaliativo de seu próprio artigo.