Diretrizes para Autores
Normas para Publicação
Os Cadernos Brasileiros de Educação Física, Esporte e Lazer é um periódico científico vinculado a Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas que tem por objetivo divulgar a produção científica nacional e internacional, sobre temas relacionados à Educação Física em interface com as Ciências Humanas e Sociais, no que tange aos seus aspectos pedagógicos, históricos, políticos e culturais. Aceita somente artigos inéditos, nos idiomas: português, espanhol, inglês e francês. Compõe-se das seguintes seções:
Artigos originais: trabalhos resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais e descobertas que tenham relação com aspectos experimentais e/ou observacionais de característica filosófica, histórica, sociocultural e pedagógica, que inclua análise descritiva e/ou inferências sustentadas em dados próprios. Sua estrutura deve atender a um formato reconhecido na área de conhecimento específica (Educação Física na interface com as Ciências Humanas e Sociais), e deve conter pelo menos os seguintes itens: Introdução; Bases Teóricas; Decisões Metodológicas; Análise; Discussão; Conclusão.
Ensaios: seção destinada a artigos de revisão e/ou reflexão sobre um determinado tema, apontando para possíveis conclusões e/ou novas interpretações, sem ter a necessidade de sustentação em base empírica.
Temas Impertinentes: seção destinada a artigos que abordem assuntos poucos comuns, compreendidos e estudados no âmbito da área da Educação Física, esporte e lazer. Devem ter por natureza a capacidade de tratar sobre o novo, o irreverente, enfrentar tabus, desalojar certezas, questionar normas e padrões estabelecidos nessa área.
Resenhas: seção destinada a análises críticas de obras que tenham sido lançadas há três anos ou livros clássicos reeditados que tenham relação direta com o escopo dos Cadernos de Educação Física, Esporte e Lazer. Não serão aceitos manuscritos sobre obra de qualquer natureza (lançamento ou reedição) que já possua resenha publicada.
Resumos de Teses e Dissertações: seção destinada à divulgação dos estudos desenvolvidos no Programa de Pós Graduação strictu senso da ESEF-UFPel
ESTRUTURA DOS TRABALHOS
Os artigos deverão ser redigidos em Times New Roman 12, espaço 1,5 e não devem exceder a 6.000 palavras, incluindo os títulos, resumos, palavras-chave nos três idiomas e referências bibliográficas (utilize Ferramentas; contar palavras). As resenhas não devem exceder a 2.500 palavras. A critério da Comissão Editorial, os trabalhos de autores convidados para as seções Em Foco e Temas Polêmicos poderão exceder esse números de palavras.
Deve constar na estrutura dos trabalhos:
Metadados (Autores, titulos, resumos, descritores, não acompanham o texto, mas são inseridos no local Metadados no momento da submissão)
· título que identifique o conteúdo em português, inglês e espanhol;
· nome completo do(s) autor(es), seguidos de titulação, local de atividades, e-mail e o endereço para correspondência e indicação dos financiamentos relacionados ao trabalho a ser publicado;
· Resumo informativo em português, inglês e espanhol com até 100 palavras cada;
· Palavras-chave (Palabras-clave, Keywords) constituídas de até quatro termos que identifiquem o assunto do artigo em português, inglês e espanhol, separados por ponto. Sugestão: utilizar os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Disponível em: http://decs.bvs.br/;
· Utilizaritálicosomente para palavras estrangeiras;
Observação: os trabalhos que não atenderem a essa estrutura serão devolvidos aos autores, sem avaliação de mérito.