Um estudo sobre a relação entre imaginário, comunicação e design

Mônica Lima de Faria, Gabriela Rodrigues Silveira

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo estreitar a relação entre o imaginário e o design, a fim de compreender como o imaginário pode otimizar o trabalho do designer. Além disso, será discutido o papel de profissionais da área da comunicação na formação das concepções comuns de um grupo, por meio da criação de imagens, num momento no qual – graças à integração feita por meio da Internet – o acesso a informação se tornou muito mais fácil. Essa otimização será feita se aproveitando do imaginário coletivo do público-alvo – vivências, preferências estéticas e temáticas - a fim de conquistar sua afeição por meio da identificação, partindo das concepções de alguns estudiosos da área como Flusser, Maffesoli, Durand e Morrin. 

Palavras-chave


Imaginário. Design. Projeção-identificação. Comunicação.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.15210/chapon.v1i1.12701

DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/chapon.v1i1.12701.g10079

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