Um estudo sobre a relação entre imaginário, comunicação e design
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro. Difel, 2004.
FARIA, Mônica Lima de. Imagem e Imaginário dos vilões contemporâneos. 2012. Tese de Doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo, Editora Cosac Naify, 2007.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LOPES, Leonardo Baptista. Personagens e estereótipos: estudo sobre representação visual de personagens com base em estereótipos. Itajaí: UNIVALI, 2009.
LUERSEN, Eduardo Harry. Design e imaginário: Os projetos de cartaz para filmes do subgênero realismo fantástico. Monografia para obtenção de grau de bacharel em Design Gráfico da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 85 p., 2010.
MAFFESOLI, Michel. O imaginário é uma realidade. Revista FAMECOS. Porto Alegre: nº 15, agosto 2001, p. 74 -81.
__________________. A comunicação sem fim (teoria pós-moderna da comunicação). Revista FAMECOS. Porto Alegre: nº 20, abril 2003, p. 13-19.
MORIN, Edgar. O Cinema ou o Homem Imaginário: neurose. 9 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
_____________. Cultura de Massas no Século XX. Lisboa: Moraes Editores, 1970.
MOTTA, Luiz Gonzaga. O imaginário: em busca de uma síntese entre o ideológico e o simbólico na análise da dinâmica sócio-cultural latino-americana. Eptic On-Line (UFS), Brasil, v. 4, n. 3, p. 01-21, 2002.
PORTINARI, Denise Berruezo. A noção de imaginário e o campo do design, 1999, In: SATO, Adriana Kei Okashi. Imaginário e design: ressignificação do jogo eletrônico por meio da linguagem expressiva.
São Paulo, 2007.
SILVA, Juremir Machado da. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre, Editora Sulina, 2003.
DOI: https://doi.org/10.15210/chapon.v1i1.12701
DOI (PDF): https://doi.org/10.15210/chapon.v1i1.12701.g10079
Apontamentos
- Não há apontamentos.