A CONTRIBUIÇÃO HISTORICA E CULTURAL DE JEAN BAPTISTE-DEBRET PARA O MUNICÍPIO DE PELOTAS

ROSENTHAL Mariane D´Avila, CHAVES Larissa Patron, LORETO Mari Lucie, BONILHA Caroline

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar como referência, a produção artística deJean Baptiste-Debret advinda de sua “possível” viajem ao município de Pelotas em meados do século XIX, a partir da elaboração de algumas pranchas em aquarela portadoras de uma expressiva riqueza de detalhes iconográficos referentes ao relato intrínseco da vida e costumes dos habitantes locais, passiveis de serem utilizados como elementos enriquecedores respectivamente do estudo de fontes historiográficas e da formação cultural deste município. A justificativa deste resumo consiste em mostrar a importância do legado de Debret a partir das referidas aquarelas como possíveis narrativas impressas e artísticas, relacionadas a cultura e historiografia do município de Pelotas. Estas ilustrações contribuem como fontes para o estudo da história, assim como a validade da intersecção das informações referente a pesquisa entre diferentes pesquisadores. A vida cotidiana pelotense do século XIX referente as charqueadas escravistas engloba a temática centralizada em relações de força do trabalho escravo, costumes dos escravos e dos grandes charqueadores, da pobreza referente a escravidão, cenas da vida cotidiana nas charqueadas, riqueza dos charqueadores. Observando detalhadamente as figuras, épossível afirmar que Debret elaborou seus relatos pictóricos de forma minuciosa,através de uma composição em diferentes planos, colocando/posicionando asfiguras mais importantes em destaque no primeiro plano, podendo-se inferir também na presença de movimentação/ação. De acordo com as aquarelas os historiadores e/ou pesquisadores podem designar seu foco de observação de acordo com seus estudos, seja para a arquitetura, a geografia, a botânica, ao comércio, a organização do trabalho, a organização do processo produtivo, etc. De acordo com as citações aqui inseridas e analisadas, pode-se concluir que os dados levantados a partir das referências estudadas não são afirmativos sobre a real presença de Jean BaptisteDebret na Capitania de São Pedro do Rio Grande ou que tenha se utilizado de informações, a partir de terceiros, para elaboração das narrativas impressas e artísticas; A partir da interpretação de diferentes pesquisadores baseada no vasto conjunto de elementos iconográficos inseridos nas respectivas pranchas/obras de Jean Baptiste-Debret, pode-se concluir que houve uma contribuição expressiva e significativa tanto de forma artística e consequentemente como importante fonte de pesquisa referente a cultura e historiografia pelotense, onde a riqueza iconográfica deixa de ser vista apenas ilustração artística ou textual, propiciando um olhar destacado para a história da sociedade brasileira/pelotense, pois instiga os pesquisadores a fazerem uma releitura de suas obras, procurando vestígios culturais nas históricas obras.
Palavras-chave: Jean-Baptiste Debret, Charqueadas, Pelotas 

Texto completo:

PDF PDF